segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A culpa é do Nordeste

Dilma foi eleita. E para a desgraça de quem nasceu na Região NE, a culpa é toda nossa. Sim, nós somos os responsáveis não só pela eleição de Dilma Rousseff, como somos responsáveis por todos os males que existem no país.

Os Nordestinos, esse povo remelento, faminto, mal-educado, aidético e ignorante, são responsáveis pelo Brasil ser o país horrível que é. Afinal, foram os nordestinos que elegeram Tiririca como o Deputado Federal mais votado de SP. Também fomos nós nordestinos os responsáveis por colocar Clodovil e Paulo Maluf (de novo) na Câmara dos Deputados.

Foram nordestinos os culpados pela morte do João Hélio, foi um nordestino quem arremessou a menina Isabela pela janela de um edifício, nordestinos comandam o tráfico no rio e o PCC em São Paulo.

Os buracos nas estradas? São tapados de dia pelo governo e abertos à noite pelos nordestinos. Os baixos níveis educacionais nas classes pobres do sul/sudeste é culpa dos nordestinos. Adolescentes e jovens de classe média alta se drogando, fumando, bebendo e pegando AIDS são culpa dos nordestinos também. Aliás, acho que os nordestinos criaram a AIDS.

Vamos separar o NE do resto do Brasil. Isso vai resolver todos os problemas. Chega dessa gente fedorenta e apodrecida perto de mim. Afinal de contas, quem são os verdadeiros brasileiros senão descendentes de nórdicos de olhos claros e nobres de pele clara e sangue azul?

É amigos, eu só lamento se você tem orgulho de ter nascido num determinado pedaço de chão separado por uma linha imaginária. Não sei se vocês sabem, mas a fronteira não existe de verdade. Não há uma linha pontilhada dizendo "aqui é o NE" demarcando o chiqueiro do país. A separação, a linha pontilhada está na sua cabeça.

Orgulho de ser nordestino? Eu não tenho. Eu não escolhi nascer aqui. Que opção eu tive? Por que me orgulhar de ser estatística em uma convenção geográfica? Mas menos orgulho ainda eu tenho é de ser brasileiro.

Se já é chato ser rotulado de nordestino, aidético, morto de fome, mal-educado, ignorante, sujo e o escambau, mil vezes pior é ser chamado de brasileiro, pois isso me faz ser mesquinho, mentiroso, racista, preconceituoso, mal-agradecido, criminoso e outros adjetivos menos louváveis ainda.

Olhando assim, separar o NE nem parece ser tão má idéia.

103 Comentários:

Paulo Henrique Gonçalves disse...

Muito bom o texto... Não vi um melhor...

@caiodias disse...

Excelente texto!

Resumiu bem o que eu gostaria de falar também.

Arthur Alves disse...

Separar o nordeste seria uma coisa maravilhosa, principalmente para nós, nordestinos.

Unknown disse...

Parabéns pelo Post!

Não sou Nordestina (sou nortista e tão discriminada quanto) mas me sinto Muito bem defendida, pelas suas palavras.

Abraços

Suzan

Áurea Souto disse...

Guerra dos Farrapos versão 2.0, a arma é "xingar muito" usando o máximo de estupidez e ignorância para isso. Nada mais natural, o 'povo brasileiro' só deixou transparecer um pouco de um dos milhares de preconceitos velados que carrega, nenhuma surpresa... certamente, ainda teremos uma boa dose de sexismo durante o mandato da Dilma, afinal mulher só sabe administrar fogão, sorte dela ter nascido em BH, senão seria o próprio anticristo.

Aliás, arianos de plantão, sou cearense e meu voto foi nulo.

Áurea Souto disse...

Aliás, esqueceram o centro oeste pelo caminho durante essa briga.

Cirilo Veloso Moraes disse...

Pois eu tenho orgulho de ser nordestino e de ser brasileiro. Não por uma questão meramente geográfica, mas por inúmeras coisas que nem caberia citar aqui (daria um post).

O que enoja é ver brasileiros contra brasileiros; é ver que ainda existe preconceito e radicalismo; é ver tanta gente ignorante.

Mas aprendi a ser paciente com os "defeitos" alheios. Cada um tem seu estágio evolucional. A diferença é que por não ser compatível com o meu, no que tange às pessoas ignorantes, preconceituosas e radicais, prefiro ignorá-las.

Abração, grande Marcel.

Renato Rocha disse...

mas vão ficar com a Dilma e com o Lula só pra vocês?

igor dias disse...

Certa Vez Izaías Santana presidente do COPANE (O Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina ) disse que o preconceito nao tem que existir porq somos todos Brasileiros. Se há nordestinos em SP por exemplo, isto se dá pelo fato do país ter escolido o sudeste...isto é histórico. Respeito os nordestinos e sua contribuição onde quer que eles estejam. Temos de unir os brasileiros contra este preconceito.

Guilherme Reis disse...

O Brasil é um país maravilhoso. O problema são os brasileiros...

Barbara disse...

uma identidade é sempre criada em oposição a outra. por isso fujo das minhas, ou tento ser crítica a elas. o orgulho que tenho de ser paulista, paulistana, são-paulina, brasileira é tanto quanto o seu de ser nordestino, brasileiro. as fronteiras são imaginárias: a idéia de nação também. por isso, gosto de pessoas. e gosto de pessoas que gostam de pessoas.

obrigada pelo bom humor do texto. :)

Wagner L. Berto disse...

Para seu governo, a linha pode ser imaginária mas, existe sim. Então reflitam: por que se mantém uma região inteira de um país nessa situação citada por ti mesmo. Não seria proposital (conveniente em época de eleição)?!

Unknown disse...

Somente uma observação SP é o estado que tem mais nordestino isso pode explicar algo do que você escreveu!

Anônimo disse...

AEEE, caraio que texto foda, sou paulista e sei que infelizmente por causa da seca e outros males muitos acabam tendo que migrar para cá e se sujeitam a trabalhos que paulistas não ocupariam por ser trabalho de "pobre".

Constroem a casa deles, fazem serviço braçal pesado, buscam estudar para melhorar a condição miserável ao chegar em favelas.

No mais dá pra resumir o pensamento dessa turma filhos de playboy que mal estudam história e se dão bem na vida assim:

"rico, ferre-se os pobres, voto no Serra estudioso, só quem estuda sabe fazer algo, Dilma é o diabo por que é pobre, tirar verba do CEU faz bem a eles, pois é projeto caro que melhoraria a condição dos pobres em geral e faria o país competir melhor lá fora, mas também tiraria o emprego dos paulistas que não estudam vivem em balada é terão sucesso na vida"

Turminha que acha normal ferrar os pobres desde desde tempos de politicas café com leite - pró sul/sudeste anti-Brasil como todo, e ainda reclam que a culpa é do pessoal do nordeste.

Tiago disse...

Parabéns pelo excelente texto!

Alex Santos disse...

Acabei de postar um comentário respondendo a uma pessoa que estava estava chamando nós nordestinos de merda, muitas pessoas tem raiva de nós não entendo o porque se foram nós nordestinos, e nortistas que praticamente construimos este pais, e se fossemos, separados do pais o que não seria uma má ideia, o pais iria pro fundo do poço, isso podem ter certeza. Agora vejam so a resposta que dei ao cara que estava falando mal de nós nordestinos

"Muitos sulistas, tem raiva de nós nordestinos, porque somos vencedores, temos peito para correr atrás e vencer, somos explorados porque temos vontade de trabalhar e vencer na vida, e infelizmente fazem de nós muitas vezes meros capachos de suas empresas, mas quando vem um nordestino e vence na vida, eles ficam com raiva, um belo exemplo de vitória é o cara que criou a coca cola zero cearense nascido de uma familia humilde do interior, foi pra São Paulo e Venceu hoje é bem sucedido nos EUA alto funcionario da coca cola, não é do sudeste nem do sul é nordestino e cearense, isso a midia nao fala, so as desgraças que ocorrem no nordeste, mas casos de sucesso so mostram quando vem do sul, vemos outro caso da menina pobre de pernambuco que toca piano como ninguem, como pode uma criança pobre tocar piano instrumento de gente rica, ai a imprensa nao da tanto credito mas fala muito da criança do sudeste filho de pai de classe media que toca piano, ai sim fala mais e melhor. Então quando vem as eleições vem estes politicos achando que o nordeste é curral eleitoral, deles, porque infelizmente nao investem em educação aqui na região, o povo fica menos alfabetizado e com isso ficam ignorantes ao ponto de votarem em qualquer um que falar alguma coisa boa, hoje mesmo recebi uma ligação de uma amiga, falando que a vizinha dela, andou comentando que a dilma é de uma seita satanica e que vai lascar o brasil kkkkkkkk é mole, isso é o que é falta de informação e educação no Pais, mas isso esta mudando, O nordeste é rico em beleza, em pessoas, em cultura, o berço da cultura do brasil vem do nordeste temos praias maravilhosas, pessoas hospitaleiras, e muito desenvolvimento, isso causa mal estar em algumas pessoas, mas vamos dar a volta por cima e vamos um dia disputar de igual para igual com o sudeste e o sul

e tenho dito."

e fica aqui registrado também

alex santos

www.seoalex.com.br

Denis Ferri disse...

Sou paulista e estou vendo você atacando-nos a muito tempo mas você parou pra pensar que não são todos aqui que pensam assim? tenho olhos claros e descendência nórdica mas uma porcentagem da minha formação também é negra e indígena. Minha cunhada é nordestina, seria minha sobrinha pau-de-arara como você disse?
Você só está tendo uma atitude IGUAL a de quem você condena... é assim que você demonstra superioridade aos xenófobos sulistas? Poderia ter demonstrado que a Dilma é mineira, que Deodoro da Fonseca ou Prudente de Moraes, nossos dois primeiros presidentes, foram nordestinos. Demonstre a força e a necessidade de sua terra. Os sulistas só (e mal) conhecem somente os emigrantes que passam necessidade aqui. mas o nordeste tem muitas outras riquezas... by the way, os imigrantes que fizeram são paulo e rio não eram pobres em busca de um novo mundo?

Thais Reis disse...

Eu fico extremamente assustada com o preconceito do pessoal do sudeste com os Nordestinos.
Há mais ou menos um mês,fui pra São Paulo e quando eu falava que era do Maranhão diziam q isso era impossível pq eu era loura e no Maranhão só tinha preto.Me peguntaram se por aqui existia pão,elevador e se minha casa era de taipa.Pelo amor de Deus!

Auridebson Sousa disse...

Pois é, é uma pena que chegamos a um ponto onde se justifica défics, problemas na saúde, falta de emprego e outra enfermidades sociais com separações regionais.
Antes de mais nada digo que sou Nordestino, orgulhoso por sê-lo e destinado a dar minha contribuição para o nosso país, agora, me chateia profundamente quando me encontro com um carioca que me rotulando como "Paraiba" ou um paulistano me rotulando de "Baiano" onde se quer eles não conseguem falar com uma taxa mínima de palavrões muito menos com uma taxa mínima de erros na língua portuguesa que causa até dificuldade no entendimento da conversa.

A propósito... A Paraíba e Bahia são piores que os outros? Talvez não menos que os outros do Sudeste. :-)


ps. A intenção não é agredir ninguém pois tenho amigos e família em São Paulo e Rio mas, chamar a atenção para, serem pelo menos como no Rio Grande do Sul, por exemplo, que mantem a postura e se preocupa para as questões internas e não olham para o umbigo dos outros estados.

Unknown disse...

Só queria dizer uma coisa:

Tá pra nascer povo mais gente boa, legal e amigo do que o nordestino.

Silvia Masc disse...

Ótimo texto,mas, considerando que somos quase 200 milhões de brasileiros, não me irrito com a opinião de meia dúzia de babacas. Sou de São Paulo, e amo os estados e as pessoas do Norte e nordeste, meu Natal e Reveillon de 2010, serão passados e comemorados aí.

PS. Me envergonho por SP ter elegido Tiririca e Maluf.

Tibério Lamboglia disse...

Já que você falou tanto dos nordestinos vou te dizer uma parada! SOU NORDESTINO COM ORGULHO... SE FODE CUMPÁDI PASSARSAM MAL... TÃO FUDIDO E ESPERE QUE O JOGO VIRE MAIS E MAIS,, BANDO DE INVEJOSOS SEM CRIATIVIDADE.. TO RINDO E CAGANDO PRA VOCÊS SEUS MERDAS! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Silvia Masc disse...

Thais Reis, isso mais que preconceito, é ignorância.

Anônimo disse...

Muito bom! Parabéns! Mas não separa não, que eu não quero precisar de passaporte para curtir as maravilhosas praias de água morninha! (as daqui do Rio, também maravilhosas, são friiias)

Kleber disse...

aUHAUhauHAUHuahUAHUha

CHUPAAAA SUDESTEEEEEEEEEEEE

Que texto ridículo!!! A separação do Ne do RESTO do Brasil só vai trazer prejuízos pro RESTO do Brasil!!!!!!

NORDESTE INDEPENDENTE JÁ!!!!

Nordeste manda no Brasil: FATO!!!!!!!!

Alexandre disse...

É sempre mais fácil culpar os outros.. Aposto que muitos que estão criticando estão na faculdade pcausa do PROUNI, compraram uma casa pelo minha casa minha vida, e aproveitaram para ter um carro 0km com o IPI 0.. Isso tdo é culpa dos nordestinos mesmo...

Excelente texto..

Galo disse...

Sou mineiro e concordo completamente com o texto.

A Dilma venceu no Sul/Sudeste, só q esses nazitucanos nem se dão conta disso.

groo disse...

Viva a Dilma, o Tiririca, Collor, Calheiros, Sarney e todos seus famélicos súditos, estejam em que lugar do planeta estiverem.

O autor do texto tentou ser irônico, mas 90% do que ele escreveu é verdade, os 2 primeiros parágrafos estão totalmente de acordo com a realidade. O resto é chororô. Por mim, ao invés de separar o Norte e o Nordeste do resto do Brasil, trazia todo mundo aqui pro Sul (que já não tem jeito mesmo) e deixava lá pra cima tudo como resverva ambiental. =).

Que sentido tem "desenvolver a Amazõnia"? Bem... isso é outro assunto.

flw!

Edeivison disse...

Parabéns ótimo o post.
As pessoas que não tem argumentos, colocam a culpa no próximo, fazer o que, esse é o Brasil, cheio de pessoas ignorantes e preconceituosas.

Unknown disse...

Brilhante texto, pena que essa minoria racista e preconceituosa não vai conseguir entender, não são capazes de assimilar um texto de Ziraldo, imagine compreender textos com entrelinhas.

isinhah disse...

REALMENTE, UMA PESSOA COMO VOCÊ NÃO TEM O QUE FAZER, NÃO É? SE QUER QUE O NORDESTE FIQUE DIFERENTE, ELEJA UM CANDIDATO QUE FAÇA ALGO QUE PRESTE PELA REGIÃO, TALVEZ MELHORE. PROCURE ALGO PRA FAZER DO QUE FALAR DAS COISAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO SABE.

Rafael Lopes disse...

Sou cearense, trabalho numa empresa impar no Brasil, formada por cearenses em sua maioria. Viajo o mundo inteiro a trabalho e sempre me destaco pela minha postura e pela minha forma de trabalhar. Eu sou um exemplo de vários que estão por aí no Brasil e mundo a fora. A maioria dos ladrões em Brasília não são nordestinos. E agora o que você me diz. Se você não teve a capacidade de crescer e ser feliz na sua vida, não culpe um povo que tenta batalhar e sobreviver diante de tanta injustiça. De agora em diante te coloco em minhas orações e espero que Deus tenha misericórdia de você.

Alexander Sanctos disse...

Faço minhas as palavras... do Cirilo Veloso Moraes...

Pra quê combater ódio e preconceito com o mesmo fulgor?! Ser Brasileiro, Ser membro de uma Sociedade, Ser Cidadão, Ético, bem resolvído com sua moral, Ser Humano. Não são valores que as limitações geográficas porporcione, antes de qqr coisa TUDO isso é o sentimento de ser o melhor que pode ser, e assim seguir com a compreensão de que não importe a língua, a raça, o credo, ou a cor... Seremos sempre iguais, aceitando ou não, SOMOS TODOS IGUAIS!!!

O Preconceito, o Ódio e o rancor, não são a melhor maneira de lutar contra as diferenças!

Fica o recado! Abraço!

Marcello disse...

Excelente artigo!

Outra coisa, ainda ontem quando saíram os primeiros resultados, com quase 100% das urnas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste apuradas (no Nordeste estava começando ainda, pela ausência do horário de verão) Dilma já estava à frente.

O Nordeste só fez a diferença subir e fez a vitória de Dilma.

Porque não xingam Mineiros e Cariocas/Fluminenses que foram os responsáveis pela eleição de Dilma na tão rica região Sudeste? Nos poupem de ouvir vocês, sulistas preconceituosos.

Só tenho a dizer uma coisa: Vão ter que engolir Dilma por muito tempo ainda. E não achem que ela vai ser o novo Collor, ela vai ser o novo Lula! Escrevam. ;-)

Grande Abraço,
@MarcelloJr

Elço Araujo disse...

Você conheceu as propostas de Clodovil? Acho que você foi infeliz nesse exemplo. Mas a intenção foi boa.

Carlinha disse...

muito bom o texto!!
O pior é que as pessoas criam estereótipos e acabam fazendo deles verdades...

Vivi Oliveira disse...

Texo maravilhoso...fiquei abismada com o que rolou na net ontem pensei em escrever a respeito,mas com certeza vc já o fez por mim e por qualquer nordestino e com maestria. Parabéns,sou nordestina e meu sentimento é o seu.Cheiro! Vivi Oliveira

Samara disse...

Só alguém ignorante o suficiente para tecer comentários tão preconceituosos não percebe, que esse ódio enfraquece a nação, pessoas ignorantes são facilmente subjugadas, falando sobre o que não conhecem. A mídia só ajuda, mostrando do Nordeste apenas a seca e a miséria, mas o Nordeste está longe de ser o que a Globo mostra nas novelas! Todos os meus amigos que vêm de outras regiões para morar aqui comentam como tudo é diferente do que eles achavam (pois é, aqui também há água encanada, energia elétrica, shoppings, universidades). Procurem saber do que estão falando, a criação de programas assistencialistas que se focam nessa região não é por acaso, saibam que eu nem sempre concordo com eles, mas entendo que as vezes fazem-se necessários, tendo em vista todo o tempo em que o Brasil esqueceu desta parte de si mesmo, abandonando um povo para tentar torná-lo cada vez mais dependente, sendo portanto mais fácil manter-se no poder.

Assinado: Samara Monteiro. Paraibana, nordestina, BRASILEIRA.

Anônimo disse...

Sou do PR e da mesma forma que não aceito que digam que nós, sulistas, não somos brasileiros, que temos sotaque alemão, que temos cultura diferente, não aceito essa discriminação nojenta contra o povo do nordeste, que é trabalhador e honesto.

Somos toso brasileiros. Se o país tem problemas, e culpa é de todos nós... esses comentáros torpes contra o nordeste e sua gente, merecem punição penal, cadeia pura e simples, para que essas pessoas aprendam a ser gente!

Dj Black Josie disse...

Nordestinos que moram em São Paulo, transfiram o título. O maior estadista na nossa jovem república é nordestino!!!E governou para as pessoas de TODOS OS ESTADOS E REGIÕES, como deve ser.
Vamos amadurecer essa república.
Só pra constar, brasileira de Minas Gerais

Caroline disse...

Olha, sou paulistana e só tenho pena de quem pensa como essas pessoas que no dia da eleição de Dilma, que aliás é mineira, eu tenha visto tanto ódio e separatismo... Me doeu, porque ao contrário do paulistano que tá cagando e andando pro nordestino que vem pra cá e ainda faz o cara de mico de circo pedindo pra falar com sotaque, sempre que fui pra lá fui muitíssimo bem recebida, fui acolhida, tinha casa pra ficar, tinha um monte de amigo pra me levar pra qualquer canto, tinha um monte de gente pra me abraçar e que estava realmente feliz em estar comigo, porque são meus amigos. Em São Paulo o que você mais vê são pessoas egoístas, que mantém as mesmas amizades por medo de ter novas, que não dão abrigo, abraço e nem te levam pra comer no meio de uma Brasília Teimosa o melhor arroz de polvo do mundo... Paulista só sabe mostrar a Av. Paulista, o auge da introspecção a que se chama de glamour... Eu não tenho orgulho de ser paulista e não tenho mais orgulho de ser brasileira, o meu orgulho é pelo meu avô africano e avó italiana do lado da mãe e pelos avós espanhóis do lado do pai, que vieram pra cá com um sonho de ter uma vida melhor e ajudaram a construir muita coisa, entre elas o caráter e a dignidade de quem precisa batalhar pra vencer de verdade.

Lari Reis disse...

Dei uma olhada rápida nos comentários também e tive a sensação de que alguns não entenderam o texto, assim como alguns (muitos) não entendem o nordeste. Mas não é querendo defender as pessoas aqui do sudeste... Só quero dizer que a ignorância de alguns pode ser atribuída ao que é transmitido por aqui sobre o que é o nordeste. Nem todos contestam a informação que recebem... Infelizmente.
Quem sabe um dia a gente consegue mudar isso. O Nordeste devia ser mais respeitado!

Joe disse...

Na verdade, esse texto pode ser lido de várias formas. O pessoal do norte, centro oeste nordeste e ate mesmo parte(a parte feia e sem praia)do sudeste adorariam se separar de São Paulo. O paulista, é hoje, o alemão nos tempos de Hitler. Sabe que ta se ferrando, mas acha que tá por cima da carne seca. Alias, o que eles entendem de carne seca? Só somos contados(o Brasil fora de "sampa") pra eles como mão de obra barata, e agricultores que lhes encherão os bolsos. Afinal, tudo acontece em São Paulo. Só que eles esqueceram de avizar ao resto do Brasil. O ex-governador de Minas que o diga. Seria uma boa alternativa nessa eleição, mas... não era paulista. E então, um nosrdestino pegou uma mineira pela mão e falou. Brasil, vamos juntos? Metade do brasil disse sim, A outra metade se dividiu entre gente que não achava uma boa idéia, e gente que não quis sair de casa pra votar. Enfim. O preconceito ainda existe, mas pelo numero de respostas em todos os post relacionados a esse assunto hoje, podemos afirmar. O Brasil não aceita mais isso.

Unknown disse...

Nordestino, paulista, carioca, gaúcho, mineiro, nortista é tudo uma merda só: Brasileiro.

andre ramos disse...

O engraçado, que os Americanos nem sabem que São Paulo existe, nordeste, suldeste e sul, somos brasileiros, enfim somos uma nação com diferenças culturas, para os americanos o Brasil não é nada e Paulista mesmo ainda.
Portanto somos o mesmo país, fico feliz de ser brasileiro e nordestino, não me importo de um ignorante, que escreve um texto pobre, atribua o fracasso nas eleições, a uma região de gente tão trabalhadora, lembrando que a Dilma é Gaucha, xenofobia é crime e covardes escrevem em blogs e ficam anônimos.

Zan disse...

O texto é bom, embora alimente a intolerância que, com certeza, se aflóra devido à disputa eleitoral por qual acabamos de passar...

O que me incomóda na verdade, não é o conteúdo do texto... me incomóda muito mais, o conteúdo dos comentários... Alguns altamente lastimáveis...

Somos um País Intolerante e, precisamos aprender a aceitar as diferenças, sejam elas religiosas, regionalistas, etnicas, classistas ou, coisas que o valham...

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, não há mais o que dizer, você expressou com certeza o que muitos têm vontade de dizer, o que é a mais pura verdade,sei que há uma generalização, mas há também muita ignorância e pré-conceito no nosso país, e a ignorância que as menininhas paulistas pensam que é não saber ler e escrever,sendo vai muito além da vida burguesa das pessoas sem humildade e preconceituosas,não dá pra se orgulhar sabendo que ainda há tanta gente assim, será um retrocesso da sociedade? Parece-me que sim! Julgar antes do conhecer é fácil, mas conhecer pra que né? os brasileiros preferem a cultura estrangeira, e ser xenófobo nessa altura do campeonato com os mesmos. Vai entender...

danielle disse...

Acho que o sarcasmo deveria ser indicado com seta em neon, isso facilitaria a vida dos limitados. Grande texto! Orgulho eu tenho é de ter caráter, como vc expôs tão bem, o resto é tudo linha imaginária

. disse...

o problema é o povo, e o povo somos todos nós.

Blue. disse...

Ótimo texto e expressa tudo que o brasileiro que sabe da condição de ser um dos países rejeitados pelo resto do mundo só por ter nascido aqui. Agora, os nordestinos são a escória da escória porque por conveniência, e justamente por sermos a escória do país, argimos e votamos de forma condicionada a ver a melhora do nosso lado, sendo escravos do PT por anos. Eles são espertos, sabe que somos maiorias e tem as migalhas que nos sustentam e que os mantem no poder. O que está errado não são os estados quererem ser melhores que os outros, serem superiores... mas sim os brasileiros que continuam achando que mantendo essa ilusão de que são melhores que os outros se salvam de continuarem sendo tratados como câncer no mundo.

Anônimo disse...

Ufa, um texto bom sobre a polêmica.

Fernando Guilherme disse...

Olha, eu sinceramente não consigo entender essa polêmica acerca dos nordestinos.

Eu sou gaúcho, povo notoriamente conhecido por seu bairrismo, mas não consigo digerir essa loucura de dizerem que os nordestinos foram responsáveis por eleger um candidato.

E também não tenho a mínima dúvida em afirmar que a maioria das pessoas brilhantes que me inspiram no trabalho são do nordeste.

Minha opinião é a seguinte: O pessoal que fala esse tipo de barbaridade e é fanático por política deve parar e pensar que mesmo que fosse eleito candidato A ou B, o responsável pelo sucesso ou fracasso na vida é tu mesmo, não adianta botar responsabilidade em políticos.

E outra, melhor eleger a Presidenta do que um palhaço. Isso sim devia ser motivo de separação de um estado.

Gutierrez disse...

Acredito que as idéias colocadas no texto não são condizente com a realidade...
Um lixo de texto... se vc detesta tanto o Brasil... vá viver em outro país.
Nordestinos, Sulistas, não existe a menor diferença, o Brasil é o que é por que existem pessoas como o cidadão que escreveu esse texto, sem um pingo de respeito pela pátria e pela história.

O Brasil não sofre lesões da terra, mas sofre por hipócritas como você...

Sem mais,

Daniel Gutierrez

Raphz disse...

Prezado Marcel,

Quero frisar que esta xenofobia com Nordestinos está localizado no estado de SP. No Rio não existe essa palhaçada, pelo menos nunca vi notícia vinculada a xenofobismo pelos cariocas/fluminenses. Creio que querer citar o sudeste como um todo é generalizar demais. E toda generalização é um erro.

Digarden disse...

Acho que a culpa é mesmo dos nordestinos de fuder o país! Só para provar como a culpa é realmente deles, nada como uma boa estatistica:
- No RS, 49% dos eleitores são do NE;
- Em SC, este número chega a 43%;
- No PR, são 44%;
- em SP, chegamos com mais de 45%;
- No ES, próximo dos 50%;
- Em MG, 58% de nordestinos (proximidade com a BA?); e
- No RJ chegam a alarmantes 60%.

Estes dados são do TSE, os quais são as porcentagens de voto na Dilma. Lógico, se a culpa da eleição da Dilma é dos nordestinos, esse povo todo só pode ser de lá, né?

Mas deve ser foda, viver num estado que mais da metade é nordestino (como no caso do RJ). Se for considerar que algumas pessoas do Sul e do resto do Sudeste moram no RJ também, qual é a real população do RJ? Aqueles que nasceram lá mesmo, desde as suas origens? 10%?

Não sei qual é a origem nordica aqui de SP. Mas a origem de PE eu sei: ibérica, judaíca, holandesa, árabe, francesa, africana e índia. Deve ser culpa da origem judaíca que baseia-se todo esse ódio contra os nordestinos, né?

Mas deve ser foda, eles virem para São Paulo e roubarem nossos empregos! O cara nasce em Pernambuco, faz uma graduação por lá, e vem para cá ganhar nossas vagas.

Edgar

Pernambucano de nascença, Campineiro de coração. Nunca sofri preconceito aqui, até porque não me misturo com pessoas que pensam pequeno.

Marinelson Almeida Silva disse...

Lindo nordeste de belas cidades onde o sul maravilha vai gastar o seu dinheiro nas ferias. Crescimento acima da media nacional. Povo educado e receptivo. Povo inteligente que consegue até entender quando alguem consegue escrever uma merda como essa que não retrata a opinião da maioria dos que vivem no sul maravilha. Provavelmente tão peconceituosa que não sai do seu quintal para usufluir o que o Brasil tem de melhor. O meu amado nordeste. Lindo nordeste de belas cidades onde o sul maravilha vai gastar o seu dinheiro nas ferias. Crescimento acima da media nacional. Povo educado e receptivo. Povo inteligente que consegue até entender quando alguem consegue escrever uma merda como essa que não retrata a opinião da maioria dos que vivem no sul maravilha. Provavelmente tão peconceituosa que não sai do seu quintal para usufluir o que o Brasil tem de melhor. O meu amado nordeste.

Unknown disse...

Gente, após ler todos os comentários eu percebo que realmente a educação neste país precisa ser muitooooooooooooooooooo bem trabalhada nos proximos anos. Pois a quantidade de analfabetos funcionais existentes neste pais é avassaladora. Pessoas que não tem o mínimo de capacidade de ler um texto e interpreta-lo de forma correta(saber que foi usado a "IRONIA" como principal formula do texto. É o mínimo que uma pessoa deve saber. Enfim, sobre o texto tenho a comentar que concordo em quase tudo que foi escrito pelo autor, mas também quero dizer que eu acredito nas pessoas, e acho que hoje esse tipo de preconceito é bem menor por parte dos sulistas, "não defendendo", mas acho que a culpa maior deste preconceito parte da mídia que construiu uma imagem do nordeste que é totalmente irreal. O Nordeste hoje é uma potência, e ele é sim um dos responsáveis pelo avanço do brasil em várias áreas. Acho que os sulistas tem que realmente conhecer o Nordeste como ele realmente é. Porque fomos nós nordestinos que construímos o País. O sudeste só é alguma coisa, devido a garra e a força que nós nordestinos que migramos para o sudeste colocamos nos objetivos traçados para desenvolvimento deste.

Ravena disse...

"Tiririca foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo com mais de 1 milhão e 300 mil votos" Foi eleito pelos idiotas paulistas que queriam votar em forma de protesto, apesar de que um voto imbecil desses não iria ajudar ninguém e nem melhorar o histórico do país, muito pelo contrário. Ao invés de buscar um candidato digno para a escolha, votaram no Tiririca e A CULPA É DOS NORDESTINOS? Quem votou nisso não vou nordestino não, foram os imbecis de São Paulo mesmo, como se esse voto fosse fazer deles campeõs, sentem até orgulho do "protesto".
Todo mundo sabe também que o nordeste é um lugar maravilhoso, de pessoas simpáticas, engraçadas e inteligentíssimas, ceará por exemplo, tem o nível de estudo mais avançado do país.
Sabe qual o problema? O cara que fez o texto analisou o lado mais pobre do nordeste para citar aqui, assim como todos os lugares têm o seu lado pobre de mal educado, e a culpa não é do povo, é de quem os governa.
Agora, sabendo disso, qual é o nordestino que vai votar no Serra, já que o Serra não tá ligando nem um pouco para o Nordeste? Óbvio que um nordestino normal não votaria nele, mas claro, ainda tem a elite nordestina que adora pagar pau pro sudeste e tem que ter a "opinião de rico". Muito comum nas cabecinhas alienadas pela mídia.
A pessoa que escreveu esse texto num transa, já que está perdendo o tempo dela para escrever um texto imbecil desses... Ignorância e preconceito, E O PIOR, é nordestino e se vê assim.
Não percebem que ele escreveu isso para agradar aos seus deuses? Claro, se curvou aos pés do sudeste, falou tudo que fosse para agradá-los. Isso é um cachorrinho adestrado pela mídia, que acha que o sudeste é melhor porque é só o que se apresenta na televisão. É o que dá assistir essa globo de merda.
Ao invés de querer separar o nordeste do resto do país, por que não tentar ajudar quem mais precisa? Já que é no nordeste que se encontra a maior pobreza, é porque estão acumulando o dinheiro para o sudeste, onde têm homens ricos não só no Brasil, mas no mundo. Justo?
Arcar com as consequências de um país sentindo orgulho, ajudar as pessoas, deixar essa ignorância de lado. Sudeste se acha superior a ponto de querer tirar aquilo que "suja do seu nome" de perto. Olha o nível da gente, que coisa ridícula. É de se envergonhar de tantas pessoas preconceituosas. Sudeste queria que o Serra fosse presidente, porque obviamente ele iria governar só para o sudeste, ele não está nem aí para norte/nordeste. Se vocês se acham demais para o nordeste, então deixem que frequentar essa porra nas férias então. Torne-se um país independente e morra de alegria com os emos drogados e meninas(os) que idolatram o justEn bieber.

O nordestino criou a AIDS após transar com um paulista. Afinal, metade do sudeste é gay né? mas não por ser uma opção sexual, é só porque virou modinha mesmo. Lindo.

Ravena disse...

É, havia esquecido de citar o seguinte: o grande problema do sudeste é São Paulo. Lá é que estão os preconceituosos, o tipo de gente que não chega nem perto de pobre, que não quer nem ouvir falar de pobre, detesta pobre com todas as forças e faz questão de que eles morram. Isso é São Paulo, o sudeste inteiro não está nesse padrão de gente pequena e mesquinha.

eu mesmo disse...

Nordestino falando mal do próprio nordeste, que ridiculo ... Sou nordestino com muito orgulho e não trocaria minha Bahia por qualquer outro estado no mundo!

Unknown disse...

Pra mim vc é apenas um mané radical! Não sou nordestino, mas se fosse, com certeza teria muito orgulho de ser ! Não entendi aonde vc quis chegar, nem qual a sua conclusão depois de listar fatos sem sentido. Se puder por favor me explique, eu adoraria entender!
Só mais um comentário, eu mudaria o título de "A culpa é do Nordeste" para "A escolha é do Nordeste", pois só saberemos se vai ser culpa ou de vai ser "graças ao nordeste" daqui 4 anos.

Julio Cesar Silveira disse...

Não tem mais o que fazer, somos todos Brasileiros, vamos todos trabalhar para um pais melhor, se não gostam do Brasil vão embora é simples. Agora se ficar aqui seja homem pelo menos uma vez na vida e para de falar mal do teu país das pessoas do teu país, e trabalhe todo dia para fazer as coisas melhorarem.

Admin disse...

Ninguém que comentou aqui sabe o que significa IRONIA?

Leia o texto pensando nessa palavra e a "veja" com outros olhos.

A Garota da Biblioteca disse...

Peloamordedels, tem gente precisando de umas aulas de interpretação de texto por aqui. Se estivessem prestando um concurso público, rodariam feio.

Bom, voltando: gostei muito do texto. Talvez as pessoas esperassem que você afirmasse o orgulho ufanista pelo chão que, no fundo é tudo a mesma coisa. Tá todo mundo no mesmo barco, por vontade própria ou não. Poucos entendem isso. No fundo querem apenas afirmação, afirmando esse orgulho como uma outra espécie de separação.

As fronteiras estão bem demarcadas por mais que não existam as linhas pontilhadas no chão. Excelente texto.

Unknown disse...

Puta merda! Gente burra do caralho! Leia o texto antes de cagar todo sua imbecilidade!

Douglas disse...

Excelente artigo!
O Brasil é um só. Se tem algo errado a culpa é de todos!
Ficar procurando culpado é coisa de gente medíocre, "que esconde corpos no próprio quintal".

Anônimo disse...

As pessoas estão ficando cada dia mais burras, definitivamente.
Não sei se você viu, acho que foi sábado, no jornal da noite, anunciaram uma pesquisa do IBGE, dizendo que "a porcentagem dos votos para a candidata Dilma é de 55%, com margem de erro podendo variar entre 55 e 57%". WTF?!?!?! Não dá mais pra falar "55%, com margem de erro de dois pontos percentuais"???? As pessoas não entendem?
Assim também muitos não entenderam esse texto. Analfabetismo funcional, como disse alguém aí em cima. Absurdo.

Iury BAS disse...

Resumiu tudo o que eu e muitos pensam. Assim como o Marcel, tenho vergonha do Brasil e não amo a minha pátria. Já tentei, mas não posso amar um país onde desde o começo do ano eu não tenho se quer um professor de física, matéria que julgo ser extremamente importante para qualquer um. Não tenho orgulho de fazer parte de um país continental, que arrecada impostos comparados ao da Alemanha, mas que mesmo assim não chega aos pés da mesma. Um país aonde apenas 4,7% do PIB vai para a educação, isso sem falar do quanto disso acaba por ser desviado pela corrupção. Um país onde a saúde não existe, onde a segurança é ficar trancado em sua casa (alias, nem isso mais adianta) e um país onde a política do pão e circo funciona plenamente. Um país que ainda é dominado politicamente pela religião, onde o investimento em ciência e tecnologia é subjugado, onde o povo é intolerante com o próximo.
A todos os que criticaram ao Nordeste, ao Norte, ou a qualquer outra região ou ‘’raça’’, espero que um dia vocês notem que no sangue de vocês tem uma mistura de índio, negro, nordestino, e que o mundinho elitista de vocês não existe

Emanuella disse...

Realmente (como tantas pessoas já constataram) precisa-se de mais aulas de interpretação de texto.
Sinto orgulho de ser nordestina, mas entendo perfeitamente bem seu argumento.
Interessante é ver essa gente que 'descende' "de nórdicos de olhos claros e nobres de pele clara e sangue azul" e se diz moderna, com tanto preconceito. A culpa deve ser mesmo do nordeste. ;D

Blog Narguile Rasta disse...

kkkkkkkkkkkkkk.... dá vontade de rir com um texto desses.
os paulistas junto com o resto do sudeste sugaram dos nordestinos desde os tempos coloniais quando o dinheiro do nosso açucar bancava uma burguesia fudida metida a besta e discriminatoria. Depois, voces do sudeste não tem nem um pouco da importancia historia do nordestee para o resto do país, além do que Dilma foi uma escolha de todo o Brasil, e não só do Nordeste...e mais, você que é a favor de Serra saiba que o governo de Lula (a ser continuado por dilma) foi o governo em que a economia do brasil viveu seu ápice, e ainda vive se você, desinformado, procurar olhar em sites ou ateem revistas como a the economist, um parametro da aeconomia mundial....E todo esse desenvolvimento? aah...foi promovido por um nordestino... ignorante é você que não conhece a situação do nosso país que quer falar sobre tal, ainda mais culpando nós nordestinos por algo sem fundamento e sem lógica...antes de falar procure se informar um pouco mais seu burro

Unknown disse...

Excelente texto, Marcel. Infelizmente, muita gente não entendeu.
Me assusta a intolerância contra os nordestinos, mas me assusta igualmente quando tentam devolver na mesma moeda.
O preconceito é universal. É triste, porém verdade. Seja do carioca tirando onde com o mineiro e o paulista, seja do paulista botando a "culpa" no nordestino, ou de qualquer outro chamando o gaúcho de viado. O preconceito existe de todos os lados.

Unknown disse...

@jucoutao
Brasileiros (SP) x Nordestinos
Às vezes me dá nojo pessoas que se dizem tão inteligentes e avançadas cometer tamanha ignorância! Quando vejo na TV passar alguma coisa sobre a BA, se referem NE, sobre SE, se referem NE, sobre PE, se referem NE, sobre a PB, se referem NE...
Lembro que uma vez o que um grande amigo meu falou sobre SP: "Aquilo é o câncer do nosso país."

Andrea Tonks disse...

Excelente texto. Bota o dedinho na ferida de forma bem inteligente.
Pena que muitos não entenderam (desculpe, morri de dar risada com alguns coments).

Sou paulistana e odeio essa mentalidade tacanha de algumas pessoas que casualmente nasceram ao meu lado na maternidade.

Mas Sampa não é só isso ;). Tem 'sangue bão' em Sampa também. Cuidado para não adotarem a mesma postura daqueles que vocês criticam.

E digam NÃO - bem alto - ao preconceito.

MACHO disse...

Alguns do sudeste, provavelmente incapaz de produzir algo (seja por questões economicas/sociais) e/ou desprovido de inteligência coloca a culpa da sua desgraça nos nordestinos: "vem aqui rouba nossos empregos, mulheres e riquezas", depois dessa me senti um Viking

Receita Simples disse...

Cara você devia ter vergonha de uma opinião tão radical e imbecil. Tenho familiares Paulista, Sulistas e Nordestinos e não vejo diferença alguma.

Sat disse...

Assista Tropa de Elite 2, meu querido.
O seu pensamento é o da maioria, mas está completamente equivocado.
É fácil punir as pessoas pobres, que estão tão à beira da ruína que só podem fazer coisas empodrecidas pra sobreviver. Elas não tem outra opção, o sistema só serve pra uma minoria de gravatas nas câmaras.
Os verdadeiros culpados de todos esses problemas que você citou são somente dos governantes corruptos. Vivemos em um país onde o voto de cabresto ainda existe. É FÁCIL culpar quem faz as merdas, mas e quem incentiva, ou pior, FINANCIA essas merdas, hein?
E olha que eu sou paulista =]

truebas-br disse...

Ô MARCEL: S-A-I DAEEEÊ!
TÁ APRENDENDO ESSES CLICHÊS MORALISTAS-POPULISTAS COM O PT?! EU AGORA VOTO EM VC PORQUE VC É BONZINHO E DIZ BRAVATAS DE "APOIO" AO NORDESTE, QUE É LUGAR DE GENTE POBREZINHA, BOAZINHA E INJUSTIÇADA PELOS RICOS QUE SÂO TODOS SULISTAS, BRANCOS E OPRESSORES. VOTO EM VC, NO NETINHO DE PAULA, NO LULA, NO TIRIRICA, PORQUE VCS TODOS SÂO BONZINHOS E "HUMILDES". VCS SÂO ESPONTANEOS E DO GUETO.

ESSE PAÌS SOFRE DA SÍNDROME DE ROBIN HOOD! TRANSFORMA-SE TUDO EM NOVELINHAS EM QUE O HEROI È DO GUETO, SOFREU ("VEIO DE BAIXO") E QUER "AJUDAR" (SEJA LAH O QUE ISSO FOR) O POVO "MAIS NECESSITADO"... ESSA NOVELINHA CEGA TUDO E CRIA ESSA TIETAGEM E IDOLATRIA ACERCA DO "HEROI"...

LULA É UM MESTRE DESSE DRAMA! TAMO FUDIDO!

Unknown disse...

Excelente o texto. Resume o nosso sentimento. E que graça tinha votar num cara que quase nunca fala em projetos que vizem tornar o nordeste produtivo? Só fala nas esmolas que poderemos receber? E vamos e venhamos até na europa existe Bolça Família. Os paulistas inteligentes não sabem disso não, é? Cada região/país dá suas esmolas de acordo com as necessidades do seu povo. Mandemos esses idiotas que vivem nos pedindo esmolas pra socorre-los das enchentes catar coquinho!!! Cerrinha só fava do sul, sudeste e centrooeste, como é que queria o nosso voto? Só se fosse burro...

Unknown disse...

Ha!hahahaha!!! Os perdedores de Serrinha estão se mordendo...

Jack Sk. disse...

Rapaz, sou paulista e tenho vergonha do que esse bando de animais falam sobre o Nordeste. É gente desse tipo que faz o Brasil andar pra trás, pois a mesma cabeça que discrimina é a que enconstra justificativa e atribui legitimidade ao "rouba, mas faz".

Terra de grandes escritores, poetas e artistas da maior sensibilidade e inteligência e especialmente, terra de quem ergueu este monte de prédios onde essa corja amarra o jegue pra trabalhar e levar dinheiro pros filhos em casa. E digo isso porque os nordestinos simplesmente foram os únicos que toparam em massa colocar este país em pé, pois se dependesse desse povinho bunda que só sabe vestir gravata e cagar regras mal escritas, o Sudeste inteiro estava carimbando e protocolando debaixo de um pé de goiaba, porque sabe como é, eles são bons demais pra sujar as mãos de cimento.

Nem tenho o que dizer, apenas esconder a cara pela vergonha que esses caras me fazem passar por dizerem que são do mesmo lugar que eu.

É foda.

Unknown disse...

Cara... na boa... vc está tendo a mesma postura de quem vc está criticando. E por favor, dê nome aos bois, é fácil generalizar (na verdade é covardia), como se toda pessoa ao sul fosse facista e anti-nordestino. Que baboseira.
Sou paulista, não posso nem olhar na cara da Dilma Roussef, e sei que ela teve imensa maioria dos votos no nordeste. E DAÌ? Isso é democracia.
E por favor, informe-se melhor sobre o que acontece por aqui. Vc deu exemplos bem babacas. Todo mundo sabe onde está o maior déficit educacional do país.
Todo mundo sabe que a grande maioria dos eleitores do Tiririca eram migrandes nordetinos que se identificaram com ele, afinal, ele é nordestino. E isso é democracia.
E meu... quem teve ACM, tem Sarney e afins não pode falar nada do Maluf.
Passar bem.

Tael disse...

Quando se vai ao sul/sudeste e você é nordestino, só pode ser de dois lugares Bahia ou Paraíba ai vêm vocês falando para não generalizar? Ai fica meio complicado não acha?

Chica Fotógrafa disse...

A xenofobia e o etnocentrismo tem causado males terríveis à sociedade. Por que esses indivíduos preconceituosos não vão a TV e mostram suas caras e digam a que viveiram? Estão ~servico de uma organizacão que deseja dar um golpe?

Anônimo disse...

Hahahaha, continuam tendo pessoas que não entenderam, incrível!
Você deve ter visto o twitter novo da menina que mudou de twitter depois da merda que fez... agora ela apagou os tweets novos, mas tinha um lá que era assim (puxa, devia ter dado um print screen naquilo): "Eu não queria ofender ninguém, só queria xingar de nordestinos as pessoas que votaram na Dilma".
Outra que não tem noção nem do que está fazendo. Incrível.
Minha fé na humanidade diminui cada vez mais. Tenho medo de chegar um dia que minha intolerência à burrice e estupidez faça com que eu não possa sair de casa. Sei que quem sai perdendo sou eu, mas é tão difícil aceitar esse tipo de coisa!

Doutora Erica Gasoli disse...

Acho justa sua indignação com as frases racistas acusando os nordestinos, também fiquei revoltado com essas ações ridiculas. Acho justo, porém ao meu ver sua resposta foi tão racista quanto. Como disse as linhas que separam regiões são imaginarias, não há uma barreira que defina o caráter de um ser humano por seu estado. O meu orgulho é por ter nascido na familia a qual pertenço, meu orgulho é ter sido criado e educado por pessoas que me ensinaram a fazer o bem, a ser digno de ser chamado de homem, e não um cachorro. Também não posso dizer que tenho orgulho de ser brasileiro em detrimento a um argentino ou um Inglês, pois creio que por lá existam pessoas tão dignas, ou até mais, que eu. Somos denominados humanos por dominarmos o raciocínio, e é disso que devemos nos ORGULHAR e continuar fazendo por onde, manter esse título e não sermos rebaixados a ratos ou animais rastejantes.

Anunciação disse...

Sinceramente,não acho que o pessoal do sudeste,ou sul,ou paulista é preconceituoso com o nordeste;não considero que essas pessoas mal educadas,algumas grosseiras,mal informadas e até psicopatas,representem o povo brasileiro que nasceu no sul,sudeste,etc.Às vezes rola preconceito?sim,mas não creio que isso seja geral.

Anônimo disse...

Pois bem, essas pessoas que manifestam preconceito em relação aos nordestinos e/ou aos nortistas são criaturas selvagens, inescrupulosas, ridículas, ineptas, iletradas, que gazeavam a escola, foram péssimos na disciplina de história porque não tinham inteligência suficiente para pensar criticamente, não passaram na disciplina de português porque escrevem e falam de maneira muito errada, etc; enfim, são um bando de invejosos,porque nunca alcançaram seus objetivos e são mal-amados. Vale ressaltar, ainda, que essas pessoas têm preconceito em relação a tudo, por isso deveriam ser denunciadas, punidas de maneira exemplar e exiladas, se fosse possível. Ainda, elas devem saber que o Brasil é possuidor de uma diversidade riquíssima e, além do mais, a construção do Brasil se inicia no Nordeste, o que implica dizer que os nordestinos são orgulhosos por viverem no centro cultural do país.

Eu nasci, vivi e quero morrer no sertão de Alagoas e sou nordestino com muito orgulho. Prefiro sentir o calor do sol, ver o céu azul, sentir o aroma da nossa vegetação,nadar nas águas cristalinas dos nossos rios, principalmente do Rio São Francisco A VIVER O QUE ESSAS PESSOAS TÊM VERGONHA DE FALAR.

O Antagonista disse...

Seu texto é fabuloso, verdadeiro e sincero. Também penso exatamente da mesma forma que vc! Voltarei aqui muito mais vezes, pode ter certeza!

Valeu!

Ginaldsman disse...

Sou filho de nordestino e nasci em São Paulo. Posso ver os dois lados da moeda.
Pessoal, o Brasil é um só, não vamos cair na pilha da imprensa que quer fomentar preconceito de ambos os lados. Da mesma forma que é absurdo ter preconceito contra Nordestino (que tenho sangue) é absurdo classificar o Paulista da forma que vi em alguns comentários.
Eu sinto preconceito de ambos os lados. Acho que não deveríamos dar tanta bola para esse tipo de coisa, afinal, julgar sem conhecer é a base do preconceito, contra Nordestinos e contra Paulistas.
Vamos abrir o olho pessoal, o preconceito vem dos dois lados...

Unknown disse...

Sou sulista (sem nenhum orgulho disso) e também adorei o texto. Concordo que não faz sentido esse tipo de "orgulho", pois simplesmente nascemos numa determinada região nomeada dessa ou daquela forma, assim como nascemos brancos, negros, amarelos ou vermelhos, e somos o que somos. Não é escolha. Simplesmente "caímos na vida", rs. Excelente texto!!!

Unknown disse...

vc ouvir falar de teresina-pi,pensa logo pobres sem dinheiro,cidadesinha do interior com carros antigos e carroça nas ruas,vejo na cara de todo sulista q/ chega aq o espanto c/ nivel de desenvolvimento da cidade-uma carga de pelo menos 4,000 carros novos nas ruas p/ mes,{uma paulista ingenua q so assite novelas da globo q mostram apenas rj e sp, me disse q pesava q nao existiam predios altos aq kkkk}lojas de carros e motos de todas as marcas, grandes hipermercados,costrutoras,fabricas, se instalando aq como em todo o nosso nodestao, poq que? se somos pobres,mortos de fome,sem poder aquisitivo e vivemos com esmolas vindas do sul{sul e suldeste pra nos e a mesma coisa}q dinheiro vao encontrar aq,o nordeste e tao grande como o resto, visites as cidades do ne mas as cidades nao aqueles povoados escondidos nao,ate os traficantes de dogras resoveram investir no ne pq? interessados na merreca do bolsa familia acho q/ nao e,ja ouviu falar em carnaval no rio grande sul,a q se diz santa e parana se existe deve aquela dança sem graça q/ eles chamam de tipica, acho q e por isso q o ne de turistas no carnaval,festas calor humano q no sul nem se quiser existeno ne qualquer estado te propocionam belas praias e tempo bom,sempre da praia o ano todo,no sul tirando o rio, onde curtir uma boa praia com tempo quente?por isso todo brasil e ate a FIFA nos escolhem nas ferias,acho q com separaçao nao perderiamos e cresceriamos mas...

Alexandro Duarte disse...

Por José Barbosa Junior

A eleição de Dilma Rousseff trouxe à tona, entre muitas outras coisas, o que há de pior no Brasil em relação aos preconceitos. Sejam eles religiosos, partidários, regionais, foram lançados à luz de maneira violenta, sádica e contraditória.

Já escrevi sobre os preconceitos religiosos em outros textos e a cada dia me envergonho mais do povo que se diz evangélico (do qual faço parte) e dos pilantras profissionais de púlpito, como Silas Malafaia, Renê Terra Nova e outros, que se venderam de forma absurda aos seus candidatos. E que fique bem claro: não os cito por terem apoiado o Serra… outros pastores se venderam vergonhosamente para apoiarem a candidata petista. A luta pelo poder ainda é a maior no meio do baixo-evangelicismo brasileiro.

Mas o que me motivou a escrever este texto foi a celeuma causada na internet, que extrapolou a rede mundial de computadores, pelas declarações da paulista, estudante de Direito, Mayara Petruso, alavancada por uma declaração no twitter: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!”.

Infelizmente, Mayara não foi a única. Vários outros “brasileiros” também passaram a agredir os nordestinos, revoltados com o resultado final das eleições, que elegeu a primeira mulher presidentE ou presidentA (sim, fui corrigido por muitos e convencido pelos “amigos” Houaiss e Aurélio) do nosso país.

E fiquei a pensar nas verdades ditas por estes jovens, tão emocionados em suas declarações contra os nordestinos. Eles têm razão!

Os nordestinos devem ficar quietos! Cale a boca, povo do Nordeste!

Que coisas boas vocês têm pra oferecer ao resto do país?

Ou vocês pensam que são os bons só porque deram à literatura brasileira nomes como o do alagoano Graciliano Ramos, dos paraibanos José Lins do Rego e Ariano Suassuna, dos pernambucanos João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, ou então dos cearenses José de Alencar e a maravilhosa Rachel de Queiroz?

Alexandro Duarte disse...

Só porque o Maranhão nos deu Gonçalves Dias, Aluisio Azevedo, Arthur Azevedo, Ferreira Gullar, José Louzeiro e Josué Montello, e o Ceará nos presenteou com José de Alencar e Patativa do Assaré e a Bahia em seus encantos nos deu como herança Jorge Amado, vocês pensam que podem tudo?

Isso sem falar no humor brasileiro, de quem sugamos de vocês os talentos do genial Chico Anysio, do eterno trapalhão Renato Aragão, de Tom Cavalcante e até mesmo do palhaço Tiririca, que foi eleito o deputado federal mais votado pelos… pasmem… PAULISTAS!!!

E já que está na moda o cinema brasileiro, ainda poderia falar de atores como os cearenses José Wilker, Luiza Tomé, Milton Moraes e Emiliano Queiróz, o inesquecível Dirceu Borboleta, ou ainda do paraibano José Dumont ou de Marco Nanini, pernambucano.

Ah! E ainda os baianos Lázaro Ramos e Wagner Moura, que será eternizado pelo “carioca” Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, 1 e 2.

Música? Não, vocês nordestinos não poderiam ter coisa boa a nos oferecer, povo analfabeto e sem cultura…

Ou pensam que teremos que aceitar vocês por causa da aterradora simplicidade e majestade de Luiz Gonzaga, o rei do baião? Ou das lindas canções de Nando Cordel e dos seus conterrâneos pernambucanos Alceu Valença, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lenine? Isso sem falar nos paraibanos Zé e Elba Ramalho e do cearense Fagner…

E Não poderia deixar de lembrar também da genial família Caymmi e suas melofias doces e baianas a embalar dias e noites repletas de poesia…

Ah! Nordestinos…

Além de tudo isso, vocês ainda resistiram à escravatura? E foi daí que nasceu o mais famoso quilombo, símbolo da resistência dos negros á força opressora do branco que sabe o que é melhor para o nosso país? Por que vocês foram nos dar Zumbi dos Palmares? Só para marcar mais um ponto na sofrida e linda história do seu povo?

Alexandro Duarte disse...

Um conselho, pobres nordestinos. Vocês deveriam aprender conosco, povo civilizado do sul e sudeste do Brasil. Nós, sim, temos coisas boas a lhes ensinar.

Por que não aprendem conosco os batidões do funk carioca? Deveriam aprender e ver as suas meninas dançarem até o chão, sendo carinhosamente chamadas de “cachorras”. Além disso, deveriam aprender também muito da poesia estética e musical de Tati Quebra-Barraco, Latino e Kelly Key. Sim, porque melhor que a asa branca bater asas e voar, é ter festa no apê e rolar bundalelê!

Por que não aprendem do pagode gostoso de Netinho de Paula? E ainda poderiam levar suas meninas para “um dia de princesa” (se não apanharem no caminho)! Ou então o rock melódico e poético de Supla! Vocês adorariam!!!

Mas se não quiserem, podemos pedir ao pessoal aqui do lado, do Mato Grosso do Sul, que lhes exporte o sertanejo universitário… coisa da melhor qualidade!

Ah! E sem falar numa coisa que vocês tem que aprender conosco, povo civilizado, branco e intelectualizado: explorar bem o trabalho infantil! Vocês não sabem, mas na verdade não está em jogo se é ou não trabalho infantil (isso pouco vale pra justiça), o que importa mesmo é o QUANTO esse trabalho infantil vai render. Ou vocês não perceberam ainda que suas crianças não podem trabalhar nas plantações, nas roças, etc. porque isso as afasta da escola e é um trabalho horroroso e sujo, mas na verdade, é porque ganha pouco. Bom mesmo é a menina deixar de estudar pra ser modelo e sustentar os pais, ou ser atriz mirim ou cantora e ter a sua vida totalmente modificada, mesmo que não tenha estrutura psicológica pra isso… mas o que importa mesmo é que vão encher o bolso e nunca precisarão de Bolsa-família, daí, é fácil criticar quem precisa!

Minha mensagem então é essa: – Calem a boca, nordestinos!

Calem a boca, porque vocês não precisam se rebaixar e tentar responder a tantos absurdos de gente que não entende o que é, mesmo sendo abandonado por tantos anos pelo próprio país, vocês tirarem tanta beleza e poesia das mãos calejadas e das peles ressecadas de sol a sol.

Calem a boca, e deixem quem não tem nada pra dizer jogar suas palavras ao vento. Não deixem que isso os tire de sua posição majestosa na construção desse povo maravilhoso, de tantas cores, sotaques, religiões e gentes.

Calem a boca, porque a história desse país responderá por si mesma a importância e a contribuição que vocês nos legaram, seja na literatura, na música, nas artes cênicas ou em quaisquer situações em que a força do seu povo falou mais alto e fez valer a máxima do escritor: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte!”

Que o Deus de todos os povos, raças, tribos e nações, os abençoe, queridos irmãos nordestinos.

Tamara disse...

Oi, moro no Sudeste do Brasil e não tem essa visão mediócre e preconceituosa em relação a vocês nordestinos. Na minha opinião, vocês assim como qualquer outro povo brasileiro, é digno de respeito e não devem ser culpados por todas as calamidades. Abraços

Marks Werneck disse...

Bendita seja está pátria, bendito seja esse povo brasileiro. Não devemos nos incomodar com meia duzia de ignorantes, que não sabem nada de historia.

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo