sexta-feira, 4 de março de 2011

Falso-moralismo e o ódio do brasileiro por sexo e cerveja.

Vou ser curto e grosso: eu achei sensacional a jogada de marketing da Devassa escolhendo a Sandy como garota propaganda (Paris Hilton à parte). Simplesmente porque a Sandy sempre teve a imagem de boa moça, filha perfeita, linda, talentosa, profissional e... virgem.


Sim, todo mundo sempre achou que a Sandy fosse virgem. Até que ela casou e meio que deixaram isso de lado. Então vamos analisar alguns detalhes dos 'comentários' que isso gerou:

1) "Nada a ver, Sandy é sem graça". É, realmente ser linda, talentosa, famosa, rica, bonita, corpinho em cima, simpática e profissional deve ser sem graça pra caralho.

2) "Ela não é sexy". Eu acho a Sandy sexy, quando ela quer ser. Mas as pessoas confundem ser sexy com calcinha enfiada no rêgo ou com roupas minúsculas e decotes. Ninguém precisa sair mostrando o útero o tempo inteiro para parecer sexy. Pra mim o conceito de ser sexy é bem diferente do de ser puta.

3) "Ela não tem cara de devassa". Amigos, me respondam: quantos de vocês, homens ou mulheres, são devassos no meio da rua? Ok. Quantos de vocês já dormiram com a Sandy? Ok. Porque o que MAIS TEM por aí é gente pagando de santo e adepto de zoofilia, sexo com zumbis e coisas menos publicáveis nesse blog limpinho ainda mais nesse horário. Dentro de 4 paredes o que você faz é PROBLEMA SEU.

Sabe-se lá do que a Sandy gosta na cama? E pra mim, que não sou publicitário, essa foi a jogada GENIAL. Fazer as pessoas imaginarem a Sandy não bebendo cerveja, mas o que ela é capaz de fazer ou não no quarto. O nome da cerveja é Devassa, não é Prostituta.

Talvez ninguém consuma Devassa por conta da Sandy na propaganda, até porque é uma cerveja cara e para poucos (sim, é cara. Uma long neck por R$4 num supermercado é cara para os padrões brasileiros). Mas como propaganda foi sensacional. Quem achou ruim são os mesmos que reclamam do "caraval de ofertas", "folia de preços baixos" e "bloco do desconto". Ou saem dizendo por aí "4 anos estudando publicidade pra isso".

Ou seja, em resumo: brasileiro não gosta de sexo, não gosta da Sandy, muito menos de cerveja. O que faz o brasileiro gozar mesmo é reclamar da vida e dos outros.

19 Comentários:

Anderson Caco disse...

A propaganda atingiu o objetivo, afinal.

Simplesmente Pimenta disse...

Gostei do texto. Vc realmente sabe persuadir! Acho que seria legal ler seu ponto de vista caso a Mônica Jovem também fosse uma garota propaganda da Devassa.

Darth Batalema disse...

1) Famosa, rica, bonita e profissional sim…Linda, talentosa, corpinho em cima e simpática ou é tietagem ou o Marcel tem um conhecimento artístico exageradamente limitado.

2) Sexy a Sandy… acho que o Marcel não tem visto muitas mulheres na vida…

3) Aqui acho que o Marcel acertou.

[]’s
Cacilhας, La Batalema

Internético disse...

eu curti a propaganda e o texto, e a Devassa nem é tãaaaao absurda de cara, a versão que a Schincariol está fazendo propaganda é a pilsen, antes a Devassa só tinha versões especiais (ruiva, negra e loura) que eram mais caras, após a Schincariol adquirir a marca eles lançaram a versão tradicional e investem fortemente no marketing para tal.

Foi uma escolha para causar polêmica e deu certo, porque é disso mesmo que brasileiro gosta, POLÊMICA para ficar de tititi e mimimi por aí.

Thaila disse...

Adorei! eu confesso que odiava a Sandy "virgem" achava tão falso... depois q acabou a duplinha e ela pode assumir quem é ganhou meu respeito!

Marcio Neves disse...

Hahaha, boa. Tudo verdade :D

Nike disse...

Marcel, o público alvo da propaganda não é aquele que consome a Devassa de 4 reais, como você citou. Eles estão tentando massificar a Bem Loura, que é uma cerveja mais barata e concorre diretamente com Skol e outras dessa linha.
Nesse ponto, a propaganda teve mais sucesso ainda, pois o barulho gerado colocou o nome Devassa e consequentemente o nome Bem Loura em todas as mídias.
Aqui no Rio, e acredito que isso se expanda, existe um movimento de criação de bares com a "bandeira" Devassa. Não são bares da marca, mas botecos da esquina que recebem freezers e banners da marca, da mesma forma que a Ambev patrocina tantos outros.
Só tenho que dar os parabéns a equipe de comunicação da Schincariol (dona da Devassa) pela campanha!

Vitor Luiz Rubio disse...

Concordo com você em parte. Mas discordo de muita coisa.

A campanha de publicidade foi ótima, inteligente e atingiu o resultado.

Nada contra associar o nome da Sandy à marca Devassa, esse mimimi é falso moralismo mesmo. Mas não combina.

Procurando em qualquer dicionário a palavra DEVASSA você encontra sinônimos como libertina. E o verbo DEVASSAR:
V.pr. Vulgarizar-se, generalizar-se.
Tornar-se devasso, prostituir-se.

Sim, devassa pode significar prostituta. Acho que qualquer um não gostaria de ver sua esposa, mãe ou filha numa campanha publicitária dessas, a menos que fosse muita grana envolvida.

A Sandy é bonitinha. Mas ela não tem aquele corpão. É muito mirradinha. No vídeo que tem no site ela faz um tipo de mini-pole dancing (ou coisa do tipo) e cá entre nós isso não combina com ela. Ela não tem corpo pra isso. E se todo mundo dizia que ela era virgem até o casamento eu posso até acreditar... porque ela não é um "tesão" entendeu?

Simplesmente Pimenta disse...

Rá! Agora eu quero ver! Sandy na Devassa vai contra Organização Mundial da Saúde: http://migre.me/3ZnTP (via @cultura_estadao)

Junior Silva disse...

A Sandy realmente é linda, rica e talentosa, mas não é nem um pouco sexy, até porque esse é o ponto chave da propaganda.
Acho que ninguém 'fica' sexy. Sexy é ser, é uma coisa natural da pessoa.

No mais, concordo com o seu ponto de vista.

Abraços.

Iverson disse...

Realmente, foi uma excelente jogada de marketing escolher uma pessoa que não gosta de cerveja como garota-propaganda.

Não gostei da propaganda, porque achei um erro de conceito. Que surpresa descobrir que não gosto de sexo, de cerveja e nem da Sandy. Essa sua generalização na conclusão foi excelente. Parabéns, campeão.

Ailton Jr. Pereira disse...

Ainda não vi a propaganda e sinceramente não entendo o por que de tanto alarde. A Sandy já deixou de ser aquela menininha a muito tempo. Acho que se colocassem a Bruna Surfistinha ou uma freira como garota propaganda daria a mesma falação. O povo quer é só malhar e malhar quem se destaca.
Inté...

Camila disse...

Hahahha boa! Tá certo, concordo com você.

É que a cerveja segundo propagandas é feita pra homens devassos e mulheres gostosas, então ver a Sandy de devassa acho que assustou um pouco.

O engraçado é que depois da propaganda saiu um video dela dizendo que independente da marca ou tipo de cerveja ela jamais beberia pq não gosta do gosto da breja.

Suey disse...

Hoho ainda não vi a propaganda...Depois digo o que achei! Mas acho a idéia legal.

Sybylla disse...

Ah, ótimo texto, muito bom mesmo!

As pessoas confundem sensualidade com pornografia e criaram um estereótipo de mulher sexy que nada tem a ver com nudez. Mulheres fizeram isso com homens também, pois muita gente adora revistas de nudez. Não acho graça, se o melhor é justamente o mistério, imaginar como deve ser, o que a pessoa deve fazer.

Querendo ou não, muitos homens admitindo ou não, a Sandy faz parte do imaginário masculino justamente por não ser vulgar nem mostrar tudo por aí. E tá certa ela. Ela tem como provar seu valor por seu talento - mesmo que eu não goste da música dela - e não por nudez e sexualidade explícita. Foi uma jogada genial do pessoal da agência que cuida da Devassa.

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