sexta-feira, 30 de julho de 2010

O trânsito é uma puta, você é o filho dela.

O caos está nas pessoas. O caos está nas pessoas. O caos está nas pessoas. Repitam esse mantra todo dia, com certeza vocês entenderão melhor o mundo e o comportamento da sociedade em geral, mais especificamente no trânsito.

Grandes metrópoles sofrem com o congestionamento. É um círculo vicioso. Ninguém tem mais tempo pra nada, a vida é corrida e todos tentam compensar isso no trânsito. A falta de tempo faz os motoristas correrem mais, mudarem de faixa sem avisar, tudo pra ganhar um ou dois metros, numa corrida sem vencedor e sem troféu. Isso causa congestionamento, que faz as pessoas perderem tempo, que faz com que elas continuem correndo e desrespeitando o trânsito. O Fluxograma abaixo explica como isso funciona:

Pare e pense. Quantas vezes por dia você presencia o seguinte:

1) Faixa bloqueada por qualquer motivo e os motoristas indo pelo acostamento pra levar vantagem enquanto os babacas esperam na faixa correta;
2) Sinal vermelho, quem está atrás de você buzina freneticamente pois ele não está de olho no semáforo da faixa dele, mas sim no da outra faixa, que ainda está amarelo;
3) Você está parado, com a seta ligada pra entrar em casa, esperando o portão abrir. Motoristas buzinam alucinadamente atrás de você, indignados porque você está parado;
4) Motoristas ligando o pisca alerta como quem liga o computador, como se isso desse direito a eles de pararem em qualquer lugar. Ao questionar eles dizem "eu estava com o alerta ligado";
5) Pessoas mudando de faixa na rua porque a faixa ao lado está mais rápida. Ao mudar de faixa ela para e ele retorna para a sua sem avisar ou dar seta, lhe fechando abruptamente;
6) Carros e motos indo pelo corredor de ônibus pra ganhar tempo;

O trânsito tem diversos problemas, como vias esburacadas, falta de sinalização, falta de policiamento, etc. Mas aposto que 90% dos problemas são causados por puro desrespeito às leis pelos motoristas, sejam taxistas, kombeiros, motociclistas, motoristas de ônibus ou o motorista comum, em seu carro de passeio. Se alguém é lento demais, os outros aceleram demais, irritando-se com um erro cometendo outro.

Quase todas as pessoas desrespeitam uma ou outra lei do trânsito. O grande passo pra diminuir o congestionamento é fazer com que a lei seja cumprida à risca, com fiscalização e multas (envolvendo um policiamento honesto). Nada de ser pego burlando a lei e "deixar um guaraná" para o policial. Mas tudo parte do princípio: com mais consciência, mais respeito às leis e educação, o trânsito irá melhorar sensivelmente e todos terão mais tempo pra ficar com os filhos, se divertir e fazer as obrigações nos horários corretos.

7 Comentários:

Gabriel G. Soares disse...

Sem contar aqueles que acham que o direito de andar mais rápido é proporcional ao valor do carro que ele tem.

Unknown disse...

Excelente artigo, concordo com tudo.

Levato disse...

E as pessoas que andam a 40 km/h na faixa da esquerda e NÃO dão passagem...fazem questão de ser lerdas.
E quando há um acidente e todos passam devagar para ver o que aconteceu e atrasam o trânsito?
E quando você tem mais de meio carro a frente e está com a seta ligada e a pessoa da outra faixa acelera só p/ não eixar você entrar na frente dele? (isso quando não vem uma moto buzinando freneticamente te impedindo de mudar de faixa)
Quando as pessoas diminuem muito a velocidade p/ entrarem numa rua ouo na garagem e não sinalizam?
Quando pessoas andam no MEIO de duas pistas e não estão ne ae? (Geralmente com o braço p/ fora)
Pessoas que dirigem a 30 km/h enquanto falam ao celular e ignoram que estão atrapalhando quem vem atrás.

Rafael B. Dourado disse...

Uma pessoa que pára no farol verde atrapalha muito mais do que alguém que passa num vermelho.

Augusto Pegorim disse...

Sobre o que o sapo disse, bem, há controversias. Se o cara passar no sinal vermelhor, é bem provável que aconteça um acidente. Sim, estou consideranto o fato de que foi criado um 'delay' entre os dois sinais, que acaba fazendo um sinal demorar um ou dois segundos a mais para abrir depois que o outro fecha, mas existem espertalhões que já se tocaram disso e tentam passar no sinal vermelho para aproveitar esses segundos. Nisso, já sabemos, acidente. Em um cruzamento movimentado, na hora do rush, é bem divertido né? É a porcaria do jeitinho brasileiro de querer se dar bem em tudo.

Paulo Cesar disse...

@Gabriel G. Soares devia ser já que há muitos carrões o transito andaria mais rápido, mas o que vejo é o oposto quanto mais caro é o carro mais devagar ele anda. Continuo passando corolas hilux com meu golzinho 98.

@Levato Isso deixa qualquer um puto. Quando entra-se num trevo as pessoas não sabem usar 2 faixas geralmente cortam o trevo com uma reta pensando estar em um autodromo. Esses eu enconsto o carro do lado e trato de fechar e buzinar pra ve se o cara se orienta.

Outra coisa que me dá nos nervos, sempre que vejo um acidente tem um bando de curiosos parando o carro. Que Deus me castigue mais por que nessas horas não passa uma carreta carregada de concreta e atropela uns 15 curiosos vai que assim aprendem que a curiosidade mata.

Quando vejo um acidente acelero e nem olho a foda-se não vou mudar nada mesmo. Já está feito, mania de todo acidente povo pensar que tem parente no meio.

Rícard Wagner Rizzi disse...

Muitas vezes o guarda está meio distraído, e daí algo lhe chama a atenção: uma luz pisca dizendo repetidamente...

estou errado - estou errado - estou errado - ...

Mais um pisca ligado e mais um motorista autuado.

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo