domingo, 26 de dezembro de 2010

Por que eu não uso nenhum site de compras coletivas.

Lendo este post do Caio, do Brogui, fiquei chateado por ele e sua família, por terem uma ceia de natal prejudicada por propaganda enganosa. Mas percebi que por enquanto faço certo em ignorar esses sites de compras coletivas. Como qualquer novidade no Brasil, esses sites pipocaram feito milho no óleo quente e agora são dezenas, talvez centenas de opções desse tipo de serviço espalhadas pela Internet.


Por enquanto, nenhum desses sites verá meu dinheiro por alguns motivos:

1) Preço: é certo que algumas promoções são baratas e você acaba fazendo bons negócios. Mas o que tenho visto é estabelecimentos inflando os preços para mascarar o desconto real, dando a impressão de um excelente negócio (coisa que sites de e-commerce fazem há anos) ou mesmo piorando a qualidade / diminuindo a quantidade do serviço oferecido ou prestado;

2) Opções: das duas uma: ou você vai morrer de comer, ou vai fazer balanceamento no seu carro e clareamento nos dentes todo dia. Os sites são extremamente limitados quanto aos serviços ofertados. Nada de realmente muito útil ou válido é oferecido com desconto razoável. Eu tenho mais o que fazer do que ir pra restaurantes todos os dias ou comer comida japonesa 5x por semana. Piorou alinhar e balancear meu carro todo sábado;

3) Estabelecimentos: ninguém trabalha sem lucro. Não faz sentido um almoço que custa 20 reais ser vendido por 7,90. O restaurante amargará enorme prejuízo. Mas imaginemos que isso seja utilizado como marketing. Nada mais justo, muitas pessoas vão conhecer o restaurante e acabarão voltando ao estabelecimento pagando os R$20,00 normais, caso o serviço seja bom e a comida de qualidade. Mas o que a gente vê é filas 'especiais' para portadores de cupons, como se portassem na verdade um deficiência física. Ou mesmo taxas estranhas e obscuras aplicadas a quem resolve pagar com o desconto comprado no site. Além disso, os locais não se preparam para o boom de cupons vendidos e não conseguem atender a demanda, o serviço é prestado porcamente e alguns negócios chegam a quebrar. Ou seja: um bom negócio que você fez dificilmente voltará a acontecer, pois levará um bom tempo para o negócio 'absorver' aquele investimento realizado;

4) Jeitinho brasileiro: acreditem. Onde há o jeitinho brasileiro, ele será aplicado e você irá se foder. Os estabelecimentos dão de ombros, os sites não fiscalizam e tampouco são responsabilizados pela má compra ou pela promoção entregue de forma inadequada. Quem é refém disso? Você, que terá que se estressar com a justiça e acionar o procon para ter seus reais de volta.

Um conselho? Esperem esse modelo amadurecer. Por enquanto, para o consumidor, não vale a pena. Só quem está ganhando é o dono do site, que embolsa tanto dinheiro que não deve comprar nenhum cupom de desconto no próprio site.

7 Comentários:

Denise disse...

Tenho que discordar com TUDO que você escreveu.
Já comprei mais de 10 cupons, entre eles: restaurantes, passeios e serviços gerais. E NUNCA, mas digo NUNCA mesmo, em nenhum desses cupons tive ALGUM dos itens mencionados acima.

Acho que como toda promoção ou como TUDO que você faz/compra por aí, é necessário conhecer o estabelecimento, estar ciente das regras, e IR COM CALMA. Claro que é uma promoção, todos estão cientes que é. Portanto, provavelmente haverá maior frequência no local.

Por isso sempre marque horário no restaurante, antes de ir, e deixe claro que está indo com cupom da promoção.
Se você comprar restaurantes que já conhece, ou que é bem frequentado, bem falado por conhecidos, não terá problemas.

Assim, como eu, que nunca tive problema ALGUM em nenhum cupom que já comprei. (e foram muitos) ;-)

Abs

Anônimo disse...

O Negócio é ter paciência e esperar para a ideia amadurecer.

Unknown disse...

Também já comprei diversos cupons e nunca tive problema com nenhum deles..
É claro que também não se pode comprar qualquer promoção por aí.. Sempre procuro saber mais sobre o estabelecimento e leio todas as características da promoção.. Sempre consegui ótimos descontos...

Gabriel M. disse...

Discordo com quase tudo! Só não posso discordar do fato de que eles realmente inflam os preços originais para parecer que a oferta realmente vale apena.

Sério que você nunca usou um site de compra coletiva por esses motivos? Está aí seu erro: escrever algo que você nunca experimentou, levando em consideração uma opinião negativa e desconsiderando milhares positivas. -.-'
Tenta algumas vezes e tenha como único exemplo uma péssima compra (infelizmente...).
Comprei várias vezes, sem problemas, sem filas e sem atendimento porco.

יעקב disse...

Acho uma porcaria estes sites. Comprei uma pizza pelo Clube Urbano no Super Pizza Pan da vila Madalena (acho que era isso) há seis meses. O cupom venceu semana passada sem eu conseguir a pizza! Tentei várias vezes, mas sempre tinha alguma coisinha pra dificultar. Não sou o tipo de consumidor que tem paciência. Preferi morrer com os R$14,90 e nunca mais acessar o Clube Urbano ou entrar na tal pizzaria. Se depender de mim, vão falir!

Luana Siebra disse...

Tenho uma experiência não muito boa com compras coletivas. Eu, meu pai e minha mãe iamos passar o Reveillon em Recife. Eu achei um desconto razoavelmente bom para o Reveillon duCapibaribe (de 50 reais por 35) e um amigo nosso ia tocar no tal Reveillon, então, valeria a pena. Mas, na hora de descontar no débito do cartão, a empresa acabou descontando o valor real do ingresso e não o valor com desconto. E ainda não queriam reembolsar (!!)
Enfim, acabou broxando totalmente nosso Reveillon. Nunca mais confio em sites de compras coletivas

Expedito Paz disse...

Só usei cupom de site uma vez, no (finado, infelizmente) Applebee's do Shopping Recife. E correu tudo bem. Entretanto, concordo contigo que tem muita oferta mandrake por aí.

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo