Manual de como as agências podem tratar os blogueiros
Com a explosão das redes sociais, é normal que blogueiros tenham ganhado mais espaço e seus blogs sejam alvo de campanhas publicitárias. Eu já vi diversas vezes profissionais e agências reclamando (de forma justa, diga-se) da falta de profissionalismo dos blogueiros. Sites com layouts mal-feitos, e-mails que não são respondidos, falta de mídia-kit, etc. As reclamações são diversas. Mas e o outro lado? E quando são as agências quem pecam no relacionamento e dão mancada?
O meu objetivo com esse texto é mostrar o lado dos blogueiros. Sei que muitos pensam assim mas talvez não escrevam isso com medo de sofrer retaliações e deixem de ser lembrados quando surgirem campanhas. Mas alguém tem que servir de bucha de canhão em prol do bem coletivo. Sei que depois disso provavelmente jamais farei um publieditorial, mas é a vida. Então, agências, prestem atenção:
1) Tratamento: não adianta reclamar da falta de profissionalismo do blogueiro se você não o trata como profissional. Converse com ele de igual para igual, como se tivesse contratando mesmo um serviço, e não como se estivesse fazendo um favor;
2) Follow-up: se você entrou em contato com um blogueiro a respeito de alguma campanha, mantenha contato. Atualize o blogueiro sobre o andamento da campanha, essa troca de informação é importante para que o blogueiro possa melhorar. Não aprove um publieditorial e esqueça o blogueiro em seguida;
3) Feedback: quando a campanha terminar, compartilhe suas impressões com o blogueiro. Diga o que achou, o que pode ser melhorado e o resultado da campanha. Isso vai servir para os dois lados, agência e blogueiro, produzirem melhores indicadores na próxima campanha;
4) Dê satisfação: quando for fazer uma proposta, dê satisfação. Diga do que se trata, se é algo certo ou um simples planejamento, não crie falsas expectativas no blogueiro. Seja honesto e informe tudo de maneira transparente e caso a campanha não seja aprovada ou o blogueiro seja descartado da ação, informe e diga os motivos, não simplesmente esqueça que falou com ele;
5) Não mendigue: se você, agência, tem um relacionamento com o blogueiro, é normal que as duas partes se ajudem. Mas se é o seu primeiro contato, não é legal pedir favores em troca de ´relevância´ (um RT aqui, um Like ali). Já imaginou que saco blogueiro no seu pé mendigando participação em campanha e brinde? Esse tipo de atitude (de ambas as partes) só serve pra prostituir e tirar a seriedade do mercado;
6) Pague em dia: se você promete o pagamento pro dia X, pague no dia X, não 2 meses depois, a não ser em casos onde você realmente fique impossibilitado de pagar (imprevistos acontecem). Mas de uma satisfação ao blogueiro, pois ele é uma pessoa como outra qualquer, com contas para pagar e está contando com aquele dinheiro. Que tal se seu chefe pagasse seu salário só 2 meses depois da data certa?
7) Faça o dever de casa: muitos blogs são organizados e tem todas as informações que você precisa no próprio site, como e-mail, midia-kit, etc. Olhe o site antes de pedir por e-mail tudo o que já está à sua disposição. Os dois ganham tempo dessa forma;
8) Seja parceiro: se o blogueiro faz um esforço para lhe ajudar quando pode, nada mais justo que você faça o mesmo. Lembre-se dele, uma mão lava a outra;
Pode ser que isso não dê em nada, ou que eu entre pra ´lista negra´ das agências, mas eu como profissional procuro sempre melhorar, portanto, prefiro crer que isso seja visto como um esforço em melhorar o trabalho para ambos os lados. Se não der resultado para mim, mas der resultado para os outros blogueiros que trabalham duro e direito, já terá valido a pena.
7 Comentários:
you nailed it.
Justo. Achei que todas as considerações foram honestas e necessárias.
Como estou dos dois lados, acho que consigo entender a crítica e fico feliz por isso.
Sempre que um trabalho pede uma ação com blogs, me coloco do lado do blogueiro e lido com a situação da maneira como gostaria que fizessem comigo.
E você não vai entrar em lista negra nenhuma. Se entrar, será porque aquela agência não vale a pena.
Beijofã
Ah como alguns criam falsas expectativas.
Oi, acho que é muito engraçado quando uma agência vem cheia de cena, algumas vezes com promessas como se os blogueiros fossem idiotas ou macacos de circo que topam qualquer brinde.
Não somos todos mercenários, pra começar. E nem todos os blogueiros são profissionais de comunicação, então acho que ambos os lados precisam de adaptar e dialogar honestamente pra que o relacionamento seja duradouro.
Quando isso acontece, um relacionamento respeitoso pode acontecer e a troca será benvinda e muito rica!
Abraço!
Ingrid
Muito bom, pois ainda tem agência que pensa que blogueiros são amadores e só servem pra a ação ser "moderninha".
muito bom, tenho um blog de maquiagem,cosméticos e afins e já vi de tudo rs
Excelente texto e não acho q vc vai se "queimar" não. Muito pelo contrário!
Parabéns pela coragem e iniciativa.
Postar um comentário