quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pequeno Manual de Como Não Passar Vergonha na Internet


Estão vendo essa imagem? É a minha pia. Gostaria de ilustrar que antes de mais nada fique claro que minha louça está toda lavada, a roupa toda dobrada e passada e que não sou proprietário de nenhum terreno onde o crescimento excessivo de gramíneas precise ser erradicado. Sabendo disso, posso seguir em frente tranquilo pois tenho meu alvará para me expressar na Internet garantido. Sigamos.

Me envergonha a forma como as pessoas normalmente se expressam na Internet. Eu inclusive me envergonho de muitas coisas que já falei online, bobagens que já disse no calor do momento e respostas atravessadas ou carregadas de falácias que desferi. Todavia, é um mérito dar o braço a torcer e perceber o erro, buscar melhorar, evitar certos comportamentos.

Pensando nisso resolvi ajudar a todos e mostrar que apesar dos pesares, dá pra se ter uma discussão saudável na Internet, com elegância, fidalguia, respeito e educação. Para tanto irei ilustrar diversas situações onde o foco da discussão é perdido por comentários vazios, argumentos sólidos como as fezes de um recém-nascido e pensamentos que parecem ter sido originados no cérebro de um broto de feijão.

- "Mas isso é a SUA OPINIÃO". Não, amigo. É a opinião de Dona Severina, que mora ali no 402. Lembre-se: tal frase é uma obviedade colossal. Ao discutir com alguém parta do princípio que o que você fala é a sua opinião e o que a outra parte fala é a opinião dela. Se você imagina algo diferente disso, consulte o seu médico;

- "Quem é você pra falar isso?". Olá, muito prazer. Se o que falta é uma apresentação formal, assunto resolvido. Mas essa ideia de que um feio não pode chamar outro de feio é tão ridícula que causa urticária em Pandas. É a mesma coisa que dizer "Quem é você pra dizer que levar um tiro é ruim sem nunca ter sido baleado?".

- "Calma, só estou dando minha opinião.". Em primeiro lugar, fico um pouco assustado, pois achava que os X-Men eram ficção. Não sabia que havia mutantes com poderes psíquicos no mundo real, a ponto de saberem que alguém a milhares de quilômetros de distância está nervoso. Essa bobagem é o oposto do "isso é SUA OPINIÃO". As pessoas se assustam quando alguém discorda delas e sentem um medo extremo, a ponto de mostrarem isso de uma forma que parece que estão tendo seu direito de expressão cerceado por algum tipo de censura.

- "Tanta criança passando fome na África e você aí falando de BBB". Deixa eu te contar uma novidade: também tem criança passando fome no Brasil. Eu iria além, digo até que tem crianças passando fome na sua cidade, até mesmo no seu bairro, quiçá na esquina da sua casa. É possível uma pessoa ser solidária as crianças que passam fome e ainda assim comentar o BBB, manja? Além disso, é bem provável que quem usa essa falácia (apelo a emoção) jamais tenha ajudado qualquer tipo de criança, quanto mais africana. Sei que acabei usando uma falácia pra explicar isso mas é que nesse caso faz-se necessário.

- "Com tanta cidade alagada, o Governo gastando dinheiro em estádio de futebol". Eu até concordo que esses estádios são elefantes brancos e não acho que a Copa e as Olimpíadas serão uma boa pro Brasil. Não imagino qualquer tipo de legado deixado para a população a longo prazo. MAS, esse pensamento limitado e monotarefa é tosco de doer. Estamos falando aqui de uma máquina pública que arrecada mais de 1 trilhão de reais por ano, com centenas de milhares de funcionários e milhares de setores, departamentos, etc. Acredite se quiser, se até você que tem esse pensamento tosco consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, como ler e cagar, saiba que o Governo consegue ao mesmo tempo em que faz escolas, contratar professores, prover saneamento básico, pavimentar estradas, tudo isso ao mesmo tempo. Sério mesmo, não tô te zoando. Se o governo faz isso bem ou não são outros 500.

- "Com tanto político roubando a polícia vai atrás de estupro no BBB". Olha, sem querer ser chato, mas crime é crime. Crimes devem ser investigados, resolvidos, os criminosos punidos, independente se foi um crime "menor" ou não. Esse tipo de pensamento é de quem fala no celular enquanto dirige e molha a mão do guarda quando é pego no flagra. É pensamento de quem acha que "só uma contramãozinha" não mata. É coisa de quem não devolve o troco a mais durante o dia e chama os políticos de corruptos durante a noite. Enquanto você pensar assim, o Brasil continuará sendo esse mar de lama e você continuará vivendo nele de forma justa e merecida.

- "Você não aceita críticas". Uma clássica frase proferida por pessoas que normalmente acham que qualquer coisa defecada pelo teclado vale como crítica. Se o alvo da "crítica" revida ou xinga, normalmente tal frase é seguida de um "apelou perdeu" ou coisa parecida. A dica aqui é que ninguém é obrigado a aceitar críticas de qualquer tipo, inclusive de estranhos. Lidar com críticas é algo que promove crescimento pessoal mas não pode ser empurrado goela abaixo. E mais uma vez ressaltando de novo: 99% das "críticas construtivas" na Internet são meramente pensamentos que por algum motivo foram originados no intestino, não no cérebro.

- "Eu tava só brincando". No mundo real, ninguém tem coragem de dizer "meu chefe é um bosta". No mundo real o termo cuzão é pouquíssimo usado, ao menos de forma direta ao indivíduo que assemelha-se a um orifício anal de grandes proporções. É lamentável observar pessoas que não sustentam suas opiniões sequer na Internet, na segurança de seus computadores, tablets e smartphones.

- "Gosto não se discute". Pera lá, claro que se discute. Se não se discutisse, estaríamos provavelmente comendo merda com catchup. E justamente pelo fato de gosto se discutir que existem opiniões diferentes, comidas, bebidas, músicas, livros, etc. Toda a produção artística e cultural do universo, incluo aqui até os Aliens, baseia-se no fato de que gosto se discute e muito. O que não deve ocorrer é a definição de bom gosto e mau gosto, justamente porque opiniões variam. Não que eu vá comer merda por isso, mas o conceito de bom e mau gosto é intangível de maneira que quaisquer opiniões embasadas no bom e mau gosto soará como simples cagação de regra ou mera imposição do PRÓPRIO gosto. Como diz o ditado, bom gosto é aquele que é igual ao meu. Isso vale também para religião, futebol e política, além de outros assuntos que tendem a causar discussões mais acirradas. Dizer que "isso não se discute" é mentiroso de tal forma que aposto uns cascalhos que há pessoas discutindo todos esses assuntos nesse exato momento, algumas até mesmo saindo no tapa.

- "2012 e...". A não ser que seja usada de forma anedótica, essa frase imputa uma data de validade nos assuntos ao bel prazer do autor, que usa-a de forma autoritária para encerrar a discussão, discussão essa que na maioria das vezes ele sequer está fazendo parte. Imagine em que situação estariam ciências como a História, a Arqueologia, a Antropologia e demais campos se seu trabalho fosse invalidado por tamanha paspalhice?

- "Ninguém pediu sua opinião". Quase que declarando-se uma divindade, falando em nome de toda a raça humana e até dos animais, é comum ler/ouvir esse tipo de bobagem como se o autor da frase fosse uma espécie de líder mundial ou voz universal, com autoridade para afirmar que não só sua opinião não interessa a ninguém além de você mesmo, como é certo que ninguém solicitou que você externasse a mesma.

- "E aí, você vai ficar calado sobre isso? Não vai falar nada?'. Essa é engraçada pois cobram de você uma opinião sobre determinado assunto, de forma oposta ao método anterior. Na outra, ninguém quer ou pediu sua opinião. Nessa, as pessoas estão agrupadas numa praça esperando que você suba ao palanque e dê sua opinião acerca de um determinado assunto. Muito utilizada pra cobrar providências, responsabilidade civil ou transferir obrigações.

Há diversas outras situações que podem ser encaixadas nessa lista, mas elas fogem da minha memória nesse momento. Portanto, peço que me auxiliem nos comentários.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo