terça-feira, 24 de agosto de 2010

Viva a Ditadura do Cool

Eu gostaria de saber quando foi que estabeleceu-se uma Lei na Internet de que as coisas tem prazo de validade. Estava conversando com a @biagranja no Twitter e chegamos a uma conclusão comum de que na web tudo se torna "old" rápido demais. Não é nenhuma conclusão brilhante ou digna de Nobel, mas ainda assim é algo que passa despercebido pelas pessoas.

Principalmente no Twitter, certos comportamentos foram institucionalizados, principalmente por esta rede social refletir nosso comportamento real. Até numa rede virtual que só permite mensagens de 140 caracteres, andamos em tribos. A tribo dos probloggers, a tribo dos trolls, a tribo cersibom, a tribo dos hipsters, a tribo dos especialistas em mídias sociais... E há a tribo dos normais, que não são probloggers, não são trolls, não adotam o cersibom, não são hipsters e não entendem churros de mídia social (leia-se, eu).

É lei na Internet rir de uma piada se ela for contada por você ou por alguém da sua tribo. Se alguém de fora fala algo engraçado ou interessante antes de você ou de qualquer um dos seus parceiros, automaticamente a idéia em questão passa a ser babaca, ultrapassada, sem graça, digna de pena. Este texto BRILHANTE do @jorgecdlj fala de uma forma irretocável da Ditadura do Cool. As pessoas não querem mais parecer lindas, ter corpos sarados e serem desejadas. Elas querem ser gente fina, elegante e sincera. Mesmo que pra isso precisem agir como zé manés.

Ainda conversando com a @biagranja, notamos que o Twitter é diferente da vida real no que diz respeito a uma simples piada. Tudo lá deve ser cabecista, analisado e tarifado. Na rua, uma piada tem o simples objetivo de fazer rir, de entreter, mesmo que seja aquela da Vovó com Alzheimer. Ninguém quer saber a fonte dela e nem exige que você comece a piada com "RT @ColegadeTrabalho então, sabe o papagaio...". Mas nas interwebs você é constantemente cobrado por cães raivosos sobre tudo o que você ousa falar. Nas interwebs você deve ser legal, engraçado e atencioso o tempo todo. Nas interwebs você não pode se divertir, você deve divertir os outros. Se todos são proibidos de se divertir para divertir os outros, ninguém se diverte. O argumento mais restritivo vence.

Voltando a questão do "old', antes de bradar aos quatro ventos que "tal piada é old" ou "isso é tão 1783" (muitas vezes o crítico em questão nem era nascido nessa tal data), lembre-se que você não detém nem é dono de todo o conhecimento humano. Que num universo de milhões de pessoas é pouco provável que todos já conheçam uma piada inocente (a não ser que seja a do "Misturei Activia com..."). E que nem sempre o que é parece ser old o é de fato. Pensando dessa forma não haveria sentido em estudar História ou a evolução das espécies. Isso é old pra caralho, já tem lá uns 15 bilhões de anos, poxa.

Em alguns casos uma piada é só uma piada. Seja ela boa ou ruim. E eu quero só ter o meu direito de contá-la sem ser aporrinhado, sem ter que fazer parte de alguma tribo por conta disso. Ninguém é obrigado a aceitar "estranhos" em sua turma. Mas esse comportamento anti-semita de que só se ri do que é da trupe ou qualquer um que não faça parte da minha patota vira incompetente, chato, babaca ou cuzão só faz quem o adota se privar de umas boas risadas.

5 Comentários:

Jess Veridiana disse...

Caro Marcel,

Gostei pra caramba do texto. Já recebi respostas como: "nossa, nem foi engraçado" como se eu tivesse a obrigação de fazer todo mundo rir AFF.

Tb já comentei uma coisa no twitter, pq demorei a descobrir o q tinha acontecido, e era sobre a vida de uma pessoa famosa só na internet, e vieram me trollar: nossa, mas isso é old! Pqp, por acaso eu tenho q saber q fulano saiu do emprego, terminou com ciclano, etc?

Claro que há limites, alguém querer te obrigar a assistir Joseph Climber está apelando, mas eu acho uma chatisse esse tanto de pessoas querendo fazer um manual de como vc deve ser, só pq ela acha q vc deve ser assim!

Senti minhas indignações sendo externadas neste texto.

Abraços

ºMJº disse...

@TkzioN diz:
Que bom que não mais existe a piada do Activia no twitter. Não que a piada tem que ter prazo de validade... mas os newbbies do twitter evoluíram para trolls com uma rapidez inacreditável.
E assim caminha a humanidade... No twitter a piada é descartável e quando é reciclada te chamam de plagiador.

#Bompost!

#LeiatbmoBlogdoMojito

Unknown disse...

Sei lá, essa pseudo-superioridade é algo tão 1500...
(Tá, a piada foi horrível...)

Enfim, é realmente algo estranho uma pessoa desconhecida trollando outra por que não sabe da vida do fulano, ou não conhece a piada "X".

Ninguém é obrigado a gostar das minhas piadas; mas não é por que não gostou que tem que dar uma de "cult", trollar e se sentir superior.

Fábio Melo disse...

PORRA MARCEL! Fizesse esse texto enorme só para pedir que a gente pare de zoar tuas piadas? Bastava pedir pô =P

Unknown disse...

Esse blog está ainda melhor que o BQEG, você escreve muito bem, parabéns.

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo