quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apaixonado por status, como todo brasileiro.

Uma das frases que mais fez sucesso nos últimos tempos nos comerciais de TV no Brasil foi "Apaixonado por carro, como todo brasileiro". Essa talvez seja uma das maiores mentiras que já vi/ouvi/li na vida e olha que mal passei dos 30.


Brasileiro ODEIA carros. O que brasileiro gosta mesmo é de STATUS. É por isso que você vê tanta gente andando em carros velhos, mas completos e não em populares 0km que darão menos problemas, poluirão menos e irão consumir menos combustível. O que vale é andar de "carrão", mesmo que a geladeira fique vazia, o tanque esteja sempre na reserva e fique devendo 1 ano de condomínio.

Brasileiro ODEIA carros, porque ninguém que gosta de automóveis cortaria as molas até deixar o amortecedor batendo seco nos buracos, tudo pra deixar o carro mais perto do chão. De nada adianta centenas de milhões de investimento em design, engenharia e projetos para o carro amortecer os impactos e garantir a segurança do motorista e dos passageiros. O único ganho que o carro rebaixado teria seria em estabilidade, por estar mais próximo do chão. Mas qual ganho se tem em um Celta 1.0 rebaixado? Um carro com 65CV que passa dos 100km/h a duras penas? a verdade é que cada centímetro rebaixado no carro, rebaixa em 2 centímetros a sua dignidade.

Brasileiro ODEIA carros. É por isso que destroem todo o design de fábrica, projetado durante meses, cromando espelhos retrovisores ou colocando uma roda três vezes mais larga do que seria aceitável. E tem os que furam o escapamento pra que esse faça MAIS barulho, ou trocam a saída de ar do sistema de descarga pra que o ronco do motor fique "esportivo".

Brasileiro ODEIA carros. É por isso que não tem o menor cuidado ao estacionar, dirige feito louco cortando sinais vermelhos e fazendo ultrapassagens perigosas. Observe na rua, de cada 10 carros que passam por você, pelo menos a metade está arranhada, amassada ou batida. E pelo menos uns 3 ou 4 estão com modificações em relação ao projeto de fábrica.

Brasileiro ODEIA carros. É por isso que gastam 20 mil reais num carro que vale 10 mil somente com sistema de som. Porque o que vale não é curtir a música enquanto dirige, ou distrair-se com o rádio enquanto o trânsito não anda. O que vale é ficar surdo, deixar os caronas surdos e incomodar quem estiver nos carros do lado o máximo possível. Aparentemente quanto maior o som, maior o pênis do dono do carro. A única coisa que é realmente grande nesse caso é a vergonha alheia. Você pode ouvir a música que quiser. Som alto demais é errado, seja ouvindo Parangolé ou Mozart.

O brasileiro não é um apaixonado por carros. Brasileiro gosta mesmo é de status. Mesmo que esse status seja vergonhoso.

14 Comentários:

Kell disse...

Concordo totalmente.
Essa contradição do tem carrão mas não paga as contas é o que acho de mais feio em vários brasileiros.
Não tenho carro, não quero dividas.
Poderia ter já que as financeiras facilitam absurdamente.
Mas prefiro andar de busão e ter status de pobre sem dívidas do que ter status de soufoda num mar de contas.

Vagner Leão... disse...

Prefiro motos. Só terei um carro quando tiver um filho.
Esse texto se encarregou de dizer o que eu penso.

@caiodias disse...

Muito bom o texto, mas digo o mesmo para Motos. Ando de moto e é terrível ver as modificações que o povo faz em suas motos para o "som" delas parecerem de algo que preste.

Bruno disse...

Isso se aplica á quase tudo.

Em um caso menor, como na minha escola, nego adora um tal de Nike Air Max. Mas o tênis é para esportes! Além de ser feio, não serve para usar socialmente, ou seja: tudo questão de status

Gustavo ATS disse...

Ei eu troquei o escape do meu carro por um esportivo...

Ele é menor e não fica nas lombadas (sério. Em 3 meses furei 2...).

Danilo disse...

Velho ranzinza!
to brincando :)
Eu tbm concordo com vc. e acho q vc jah expressou tudo o que eu penso sobre ot transito e algumas coisinhas mais.
carro eh caro, esse povo não entende? não cuida direito e ainda gasta incrementa com coisas supérfluas... afe

Felipe disse...

Fora o pessoal que compra carro 0km e parcela em 800 vezes sem ter onde morar.

Unknown disse...

Muito bem observado, Marcel. Principalmente a parte do som automotivo. Tem muito "boyzinho" por aí que possui o sistema de som do carro mais caro que o próprio carro. E tudo isso pra quê? Pra incomodar o máximo possível as pessoas ao redor. (normalmente com aquele tipo de música eletrônica repetitiva que lancina a mente alheia). A definição do ridículo.

Marcel C. Da Silva disse...

Ótimo post, a maioria dos brasileiros chegam com 4 pedras nas mãos em quem não é humilde, mas esses mesmos brasileiros acabam esquecendo de olhar pro próprio umbigo.

Unknown disse...

Impossível questionar uma vírgula se quer desse texto. Está tudo totalmente correto!
Sinceramente, não sei como têm coragem de cometer as atrocidades que são cometidas com os automóveis no Brasil. Velozes e Furiosos é o cacete! Aquilo é Hollywood! E os carros não são Opalas, Chevetes e Monzas! Não adianta querer copiar nem uma agulha daquilo que não vai dar certo!

Thiago Valenti disse...

Já falei pra muita gente disso: http://autoreselivros.wordpress.com/2010/10/06/roberto-damatta-o-transito-no-brasil/
Vale a pena ler o que o Da Matta fala sobre brasileiros e carros.

Anônimo disse...

Hahaha, cara, o mais foda é que aqui na minha cidade, tem muita gente com aqueles Santanas velhos, mas com um sistema de som bem parrudo. E pra quê? Pra ouvir só escrotisse.

Brasileiro é uma raça de babaca mesmo.

Gustavo disse...

Disse exatamente tudo o que penso. Brasileiro não gosta de carro, gosta de se mostrar. Não compra o carro que é melhor, compra o carro que dá mais status, que o "vizinho vai ficar mais com inveja". Isso sem contar a turma do "quanto mais chato, inconveniente, barulhento, perturbante e poluidor, melhor

David Rock disse...

Olha kra... eu concordo plenamente com o que vc diz no texto.
Mas acho que nem todos que personalizam seus carros devem ser "esculachados" dessa forma. Pessoas que modificam seus carros de forma irresponsavel e sem noção alguma com certeza enquadram-se no perfil que é mencionado acima... gosto muito de personalização. tenho um carro comum e fiz algumas modificações como roda e som.. mas tudo dentro da realidade nada de exagero... como por exemplo... rodas no tamanho permitido por lei e pelo fabricante.. e o som é com certeza voltado para qualidade não só altura.. ou seja! chega de "Joselitagem" com os carros! rsrs Abraço!

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo