quarta-feira, 23 de março de 2011

A 'competitividade' do mercado de trabalho

O mercado de trabalho é um assunto que me interessa bastante. Não sou RH nem empregador, mas já participei de seleções como candidato e também já fui o outro lado da moeda: já fiz recrutamento e entrevistas buscando profissionais.


Algo que ainda me deixa perplexo é a incapacidade de muita gente (qualificada ou não) na hora de fazer um currículo decente. E aí cabe um parêntese, as empresas também não seguem um padrão e cada um que diga uma coisa na hora de fazer o currículo 'ideal'. Eu ainda acho que o currículo ideal não existe, nem jamais irá existir. Na hora da entrevista é que se percebe se o candidato sabe do que está falando. Afinal de contas, entre por no currículo que fala alemão fluente e aprendeu japonês em braile e isso ser verdade existe uma enorme distância.

Também não há padronização por parte de cargos e salários. O que acaba fazendo com que não haja padronização nas skills exigidas pra uma determinada função. Alguns absurdos que eu tenho visto por aí:

- Estagiário fazendo papel de profissional: o estagiário não é mais um aprendiz que ganhou a primeira oportunidade. A maioria estagia pra poder pagar as contas. O empresário contrata o estagiário pra fazer por 1/5 do valor o trabalho de um profissional. E ai do estagiário se não fizer direito;

- Falta de padrão na exigência da vaga: um profissional que se candidatar a uma vaga acima de sua expertise é burro. Isso se a empresa contratante for séria. Mas pior que isso são empresas que querem contratar um MacGyver pagando salário de escoteiro. As experiências exigidas são astronômicas e o salário é milimétrico. Tudo com a desculpa de que 'o mercado é assim, competitivo'. No fundo a empresa quer que um funcionário faça o trabalho de duas ou três pessoas.

No fim temos empresas que não produzem o que poderiam e funcionários insatisfeitos com a exploração. Chefes irritados e funcionários deprimidos. Uma combinação que não tem como dar certo.

E eu nem falei de assédio moral ou de funcionários que fingem que trabalham. Isso fica pra um outro texto.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Também me interesso muito por este tipo de assunto.

Também não sou de RH, mas já participei de várias entrevistas recrutando pessoas. Vi o despraparo demasiado de muita gente, pois não se preparam para a entrevista em si. Claro que cada empresa aplica as entrevistas de uma maneira diferente, mas vi poucas pessoas com técnicas boas para ser entrevistado. Já vi gente calada demais, já vi gente que é tagarela demais e que prejudica pacas.

O ideal é falar o que os entrevistadores querem escutar e ser sincero no curriculum, pois depois que perceberem a burrada, esse mentiroso vai pro olho da rua.

Postar um comentário

Marcadores

2010 Adeus Aeroporto Agências Álbuns Ameaça American Idol Aposentadoria Apple Aprovação Argentina Artigos Assassinato Ateismo Ateísmo Avião Avó Balão BBB11 Beatles Bexiga Bicicleta Bike Blogs Bom Senso Brasil Bullying Cagar Regra Cancelamento Carnaval Carro Casamento Cerveja Chile Chris Medina Ciclovia Ciência Cissa Guimarães Clipe Coleções Comportamento Compra Coletiva Congestionamento Conselho Contos Controle Corinthians Cotidiano Crítica Crônica Danilo Gentili Decisão Democracia Desconto Desrespeito Detran Devassa Diagnóstico Dicas Dilma Dinheiro Discussão Divagando Diversos Dor de Cabeça Dorflex Ecochatos Ecologia Economia Educação Educação Financeira Eike Batista Eleição Emprego Enem Engarrafamento Entrevista Enxaqueca Esportes Estatísticas F1 Facepalm Falsa Dicotomia Felicidade Felipe Massa Felipe Neto Fenômeno Fernando Alonso Figurinhas Firework Fiuk Futebol Gay Gente que Hashtag Heartbrake Warfare Home Office Hora do Planeta Inception Inclusão Digital Inclusão Social Infância Internacional Internet iPad IR João Roberto Jogo de Equipe John Mayer Juliana Justin Bieber Katy Perry Kibe Lei Leis Listas Maria Cláudia Medicina Meme Mineradores Modinha Mulheres Mundial Música Natal Nordeste Old On-Line Opções Opinião Orgulho Verde Orkut Palmada Paula Peito Piada Poder de Escolha Política Politicamente Correto Poupança Preço Justo Rafael Mascarenhas Redes Sociais Reencontro Rehab Relacionamentos Religião Resgate Roberta Ronaldo Rotina Sabrina Sato Sandy São Paulo Sapatos Senado Separatismo Serra Sociedade SP Steve Jobs Sucesso Tecnologia TOP10 Trabalho Tráfego Trânsito Troll Twitter União Ventilador Vício Vida Vídeo Videogame Violência Zé Augusto

Arquivo do blog

Online

  ©Cadê meu Dorflex? - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo